Notícias

Nokia 3310 para nostálgicos sem grandes exigências

18 julho 2017
Nokia 3310: um dispositivo desatualizado

18 julho 2017
O clássico Nokia 3310 regressou mais pequeno, leve, fino e com novas funcionalidades. Nos nossos testes ficou muito aquém dos smartphones. Também fica atrás de outros telemóveis da mesma gama.

A ideia é interessante e veio alegrar os entusiastas mais nostálgicos dos toques polifónicos e do jogo Snake. Originalmente lançado em 2000 e descontinuado em 2005, o Nokia 3310 surge agora com um design quase idêntico ao modelo original, mas com novas funcionalidades. Testámos este clássico dos telemóveis da marca finlandesa e não compromete as expectativas, pois era de esperar que ficasse aquém de um smartphone. Comparado com os smartphones, o novo Nokia 3310 é um aparelho muito desatualizado. Frente a outros telemóveis tradicionais também está menos equipado: por exemplo, a câmara tem uma resolução baixa, não tem 3G nem software para gerir o e-mail. 

Talvez o Nokia 3310 seja uma opção esperada pelos avessos às inovações tecnológicas ou para seniores.

Se procura um smartphone, veja no teste a telemóveis como poupar € 244 com as nossas Escolhas Acertadas. 

Ver teste a 124 telemóveis

Bateria suficiente

A performance da bateria é um dos aspetos positivos do Nokia 3310. À partida, os utilizadores não irão fazer tanto uso dele como de um smartphone, por isso, as 18 horas de conversação e as 400 horas em modo stand-by, com dois cartões SIM, são mais do que suficientes (apesar de a marca finlandesa anunciar a capacidade de 1 mês em modo stand-by e de 22 horas em conversação). O telemóvel tem um ecrã de 2,4 polegadas, 16 MB de RAM, 1200 mAh de capacidade de bateria e uma câmara traseira de 2 megapíxeis. 

Sem WhatsApp ou sincronização de contactos

Era de esperar que nesta nova versão do clássico da Nokia faltassem as funcionalidades de um smartphone. A aplicação WhatsApp não pode ser utilizada no Nokia 3310 e não é possível sincronizar contactos de uma conta do Google, por exemplo. Para sms curtas, esta versão é razoável. No entanto, em nada se compara à funcionalidade de mensagens de um smartphone.

Quanto às chamadas, marcar o número é fácil, apesar da pequena dimensão das teclas. Se preferir, pode fazer a marcação diretamente na lista de contactos (só que, para formar a lista, terá de preencher os contactos um a um).

Navegação melhor na versão antiga

Navegar pelo menu com o conjunto teclas de quatro direções revelou-se inconveniente porque a largura da tecla exterior é demasiado pequena, o que faz com que o botão que se encontra no meio para fazer ‘ok’ seja pressionado acidentalmente, levando-nos a menus que não queríamos. Neste aspeto, o velhinho 3310 era bastante melhor. Mas, como as possibilidades de configuração são muito restritas, provavelmente não irá utilizar esta função muitas vezes.

Má qualidade de som e de vídeo

Se usar uns bons auriculares, a qualidade do som reproduzido pelo leitor de música é razoável. Neste caso, terá de comprar novos auriculares, porque os que a marca fornece com o telemóvel são de fraca qualidade. Também a qualidade do vídeo deixa muito a desejar. Com apenas 2 MP disponíveis, a câmara do Nokia 3310 capta as imagens pouco nítidas. Como o aparelho só suporta redes GMS, a qualidade nas medições de voz transmitida foi inferior à da maioria dos smartphones testados.

Ligação lenta, Snake diferente

O Nokia 3310 também não é o aparelho mais adequado para quem faz uma utilização frequente da internet e do e-mail. A ligação de dados é muito lenta (sem Wi-Fi, 3G ou 4G). Só o facto de não ter ecrã tátil e de ter de escrever os endereços das páginas no pequeno teclado do telefone é um grande inconveniente. O mesmo sucede com o acesso ao e-mail, que tem de ser feito através do browser.

Os saudosos do jogo Snake também vão ficar desiludidos com esta versão pré-instalada, que não é exatamente a que se conhecia no antigo Nokia 3310.

O telemóvel está disponível por € 64,99 nas lojas Box Jumbo, Worten, Rádio Popular, Fnac e Phone House, sem nenhum acordo com operadoras (nestes casos, poderá conseguir preços mais baixos).