Notícias

Net móvel começa a chegar a todos

Início

Verificámos o acesso e a velocidade da banda larga móvel em 470 freguesias que não tinham esta tecnologia.

04 abril 2018
QualRede

iStock

Com a ajuda dos 28 mil utilizadores que já descarregaram a aplicação gratuita QualRede, temos medido a qualidade e a velocidade da rede móvel nacional. Há zonas com cobertura forte e velocidade razoável, em regra os centros urbanos, de onde provêm a maioria das medições. Mas há outras sem banda larga móvel, e o serviço fixo não é alternativa, porque não existe ou é de má qualidade. Tal levou a Anacom a determinar que os operadores estavam obrigados, até setembro de 2016, a dar cobertura a um conjunto de 480 freguesias que se encontravam sem internet móvel. Em regra, trata-se de zonas no interior do País, junto à fronteira ou comercialmente pouco atrativas, por terem pouca população ou estarem longe dos centros urbanos.

Com a ajuda da app QualRede, fizemos medições em 470 freguesias (não fomos a 10 situadas no arquipélago dos Açores). Verificámos que a cobertura está a ser respeitada na quase totalidade das zonas identificadas. Quanto às velocidades, cerca de um quarto não atinge o valor que foi determinado, mas ultrapassa o estipulado nas restantes.

Conheça a qualidade da sua rede móvel

Para conhecer o operador mais veloz e fiável da zona onde vive, descarregue a aplicação (disponível para Android e iOS) e faça um teste à rede.

Só tem de decidir onde e quando o fazer. Um conjunto de testes permite simular a experiência real através de um cenário que se chama “Teste completo”. Dura cerca de um minuto, e o consumo de dados irá depender da tecnologia e do desempenho da rede usada. Em média, será menos de 20 MB, na rede 3G, e não chega a 40 MB, na 4G. No máximo, será de 75 MB. No final do teste, fica a conhecer o resultado para o seu operador no local onde estiver, mas também, caso existam medições, o desempenho médio na zona, para os restantes.

Os dados obtidos irão preencher um mapa interativo com informação sobre a qualidade das redes móveis em Portugal. Correr a aplicação em diferentes dias e locais ajuda a preencher o mapa com dados mais completos. Sendo uma app colaborativa, quanto mais pessoas a usarem, mais completa será a informação.


Imprimir Enviar por e-mail