Notícias

Mobile World Congress: tudo sobre telemóveis, tablets e “wearables”

24 fevereiro 2015 Arquivado
MWC

24 fevereiro 2015 Arquivado

Samsung Galaxy S6 ou S6 Edge, HTC One (M9) ou um possível LG G4: de 2 a 5 de março, acompanhe com a nossa equipa os lançamentos de novas versões de smartphones emblemáticos e as principais tendências. 

Na feira mais recente sobre tecnologia, a CES de Las Vegas, foi evidente a falta de criatividade sobretudo entre tablets e telemóveis. Guardámos alguma expectativa para o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona, evento mundial dedicado aos telemóveis. Vamos lá estar para confirmar os trunfos das marcas. Para quem não pode esperar pelo futuro e tem de escolher já, os resultados do teste a telemóveis e tablets são a melhor estratégia.

O MWC só arranca na próxima semana, mas já circulam rumores de lançamentos. São esperados equipamentos como o Samsung Galaxy S6 ou o S6 Edge, o HTC One (M9) ou até o LG G4. As marcas aproveitam para mostrar novidades, como relógios inteligentes e outros produtos.

Os relógios inteligentes e outros “wearables”, ou acessórios tecnológicos, ainda não estão suficientemente desenvolvidos, por exemplo, ao nível da bateria. A Samsung poderá lançar novas versões do relógio Gear Tizen, enquanto a Sony e a Huawei deverão atualizar a sua linha de “dispositivos para vestir”. A HTC deverá entrar neste mercado com o relógio inteligente HTC One wear.

A “Internet das coisas” é o nome pomposo que designa a corrida para integrar as inúmeras tecnologias de acesso com os diversos equipamentos conectados pelo utilizador. Nesta direção, aguardamos propostas de cidades inteligentes e de veículos conectados e equipados de sistemas avançados de condução assistida.

Poderemos assistir ainda ao lançamento de mais equipamentos que integrem outros sistemas operativos, como o Ubuntu, o Sailfish OS ou o Firefox OS. Recentemente, a BQ apresentou o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition, num telemóvel já analisado pela nossa equipa.

A Ericsson e a Huawei estarão em palco para falar sobre os mais recentes desenvolvimentos nas tecnologias de rede, em direção ao 5G.

Na área dos serviços de telecomunicações, a consolidação do “Multiplay” e as novas estratégias de fornecimento de conteúdos passam pela integração de vários serviços num único pacote. Esta não é uma tendência nova para o consumidor português, mas continua a desenvolver-se e não ficará pelos pacotes “4 Play” (televisão, telefone, Internet e telemóvel) e “5 Play” (televisão, telefone, Internet, telemóvel e Internet móvel no PC ou no tablet). O desenvolvimento destes pacotes poderá incluir novos produtos ou serviços como veículos conectáveis, habitações inteligentes e sistemas de vigilância.

Acompanhe também as novidades do MWC na nossa página no Facebook.