Notícias

Mobile World Congress: em direto da exposição internacional de telecomunicações

27 fevereiro 2012 Arquivado

27 fevereiro 2012 Arquivado

Os nossos especialistas divulgam em primeira mão as novidades em smartphones, tablets, aplicações móveis, em comunicação e até domótica, em Barcelona, de 27 de fevereiro a 1 de março.

Entre as principais tendências na rede de Internet móvel, os fabricantes estarão concentrados na tecnologia 4G. Os novos smartphones serão compatíveis com essa tecnologia, mesmo que na Europa a rede de 4.ª geração esteja a dar os primeiros passos.

A NFC ou "Near Field Communication" estará largamente presente. Esta funcionalidade integra diretamente um chip no seu smartphone para fazer pagamentos, ao passar o aparelho num terminal de pagamento. Atualmente pouco disponível, esta tecnologia deve desenvolver-se na Europa nos próximos anos.

O "cloud computing", computação e armazenamento de dados através da Internet também merecerá grande destaque. As aplicações apresentadas serão muitas e diversificadas, com destaque para facilitar a escrita de textos em ecrãs táteis e para usar em redes sociais, profissionais ou privadas.

Smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos multimédia serão cada vez mais facilmente conectados entre si via redes sem fios. É a chamada interoperabilidade.

Equipamentos a anunciar
O Android 4.0, a mais nova versão do sistema operativo Android, tende a vulgarizar-se em smartphones e estreia-se nos tablets. A Nokia continuará a trabalhar com Windows Phone 7.5 e outras marcas irão certamente apresentar novos smartphones equipados com este sistema operativo.

A Sony, nome por que respondem agora os produtos SonyEricsson, também apresentará a sua nova linha de produtos.

Esperamos obter novas informações sobre o próximo Windows 8, que deve ficar disponível para smartphones e computadores.

A maioria dos fabricantes (Samsung, LG e HTC, entre outros) anunciará smartphones com processadores cada vez mais potentes, ecrãs grandes com resolução elevada e câmaras que filmam em alta definição. Estaremos atentos aos novos atores nestes aparelhos, como Panasonic, Huawei, ZTE e Fujitsu.

Nos tablets, a expectativa está nos diferentes formatos a apresentar. A Apple não estará presente e deve anunciar o seu 3 iPad em março. Em paralelo, poderemos assistir ao lançamento de sistemas de proteção de dados e antivírus por marcas como a Symantec, amplamente conhecida na área dos computadores.