Notícias

As melhores apps de edição de fotos

Início

A DECO PROTESTE testou 20 aplicações gratuitas de edição de fotografias. Conheça a melhor app para Android e iOS, e experimente três passos simples para melhorar as imagens.

23 fevereiro 2023
grande plano de mãos a segurar um telemóvel a tirar uma foto de um avião no exterior; no ecrã do telemóvel vê-se o avião

iStock

A DECO PROTESTE testou 20 aplicações de edição de fotografia gratuitas: dez para Android e outras dez para iOS. A ideia foi perceber quais as funcionalidades de cada uma e a forma de utilizá-las, mas também se o consumidor é incomodado com anúncios durante a experiência de utilização. Quase todas as aplicações estão disponíveis para ambos os sistemas operativos, exceto a Apple Fotos, que só existe em iPhones, e a Samsung Camera, apenas presente em ambiente Android. Conheças os resultados do teste e saiba qual a melhor aplicação para si.

Como foram testadas?

Efetuado por cinco especialistas, o teste dividiu-se em três partes:

  • edição da imagem, onde foi testada a exibição da foto, a seleção de uma área específica da imagem, a eficácia da remoção de elementos indesejados e a melhoria das tonalidades. Foi, ainda, verificado o uso de filtros, a eliminação de ruído e a melhoria da nitidez, bem como a possibilidade de girar, retificar e dimensionar a imagem;
  • usabilidade da aplicação, onde se verificou se eram fáceis de instalar e desinstalar, e se as funções de ajuda eram úteis e otimizavam os recursos do equipamento;
  • gestão das fotografias, onde foi observada a facilidade da partilha (incluindo com legendas e efeitos de transição), da classificação e do arquivamento no telemóvel e na cloud, por exemplo, com palavras-chave.

Três passos para melhorar as fotografias

A fotografia de sonho não é impossível: basta saber editá-la. Três pormenores podem fazer toda a diferença. 

1. Retirar um elemento indesejado

 

 

Alguns objetos ficam na fotografia, como a pedra da imagem, cuja presença pode incomodar. Há aplicações de edição que permitem retirar estes objetos.

2. Endireitar o horizonte

 

 

Com esta função, pode ajustar a imagem pela linha do horizonte. Em certas aplicações, aparece uma grelha para facilitar a correção.

3. Desfocar o fundo

 

Também há forma de destacar o elemento central de uma fotografia. Para tal, existem aplicações de edição que desfocam o fundo da imagem.

Apps para edição de fotografia: questões frequentes

Existem várias dúvidas que surgem junto dos consumidores no que diz respeito a aplicações, e as de edição de fotografia não são exceção. Veja as perguntas mais frequentes e esclareça as suas dúvidas.

As aplicações consomem muita bateria?

É verdade, exigem recursos de hardware, como poder de computação e memória, pelo que podem consumir alguma bateria ao telemóvel. As aplicações que menos bateria gastam são a Apple Fotos e a Google Snapseed.

Anúncios, sim ou não?

A maioria não incomoda o utilizador com publicidade, exceto o Instagram e o Snapchat. No Picsart, o constante aparecimento de banners e anúncios com publicidade interna e externa é incomodativo.

A versão premium vale a pena?

Depende da aplicação e da relação entre qualidade e preço, porque há versões premium que não acrescentam grande coisa. Assim, a versão gratuita do vencedor do teste é ideal para a edição diária de fotos.

Estão de acordo com a RGPD?

A proteção de dados destas aplicações fica um pouco aquém. Viola mesmo certos princípios do Regulamento Geral de Proteção de Dados. Por exemplo, em alguns casos, a informação está em inglês e é vaga quanto ao uso dos contactos e dos dados pessoais. Se estas falhas lhe desagradam, as apps de edição não são para si.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.