Notícias

Jogos no Android: tablets e telemóveis ameaçam consolas

28 janeiro 2013 Arquivado

28 janeiro 2013 Arquivado

O novo processador gráfico da NVidia, o Tegra4, que vai equipar tablets e smartphones com sistema operativo Android, garante detalhe e fluidez, como é visível no vídeo. A declaração de guerra às consolas é acompanhada de soluções para tornar o comando mais confortável.

Na feira eletrónica CES Las Vegas 2013, vimos o poder gráfico do processador Tegra4: além de acrescentar fluidez na utilização de aplicações, eleva os smartphones e tablets a possíveis substitutos das consolas de jogos portáteis ou mesmo de sala.

Experimentámos os jogos e ficámos surpreendidos

O processador NVidia Tegra4 foi destacado por ter 6 vezes mais o desempenho gráfico do seu antecessor, já com elevado desempenho, que equipa atualmente tablets, como o Google Nexus 7, Asus Transformer TF300T e TF700T, entre outros. Com ele, tablets e telemóveis sobem mais um degrau na versatilidade e alinham-se para vingar também nos jogos.

O maior obstáculo que os tablets e telemóveis enfrentam é a forma de controlar os jogos. Nalguns casos, como jogos de tiros ou simulações de futebol, fazê-lo diretamente no ecrã tátil do smartphone ou tablet é uma experiência frustrante.

Já existem algumas soluções. Para os smartphones, pode encaixá-los em comandos por Bluetooth e usar como se fosse uma consola portátil. Com tablets, pode usar qualquer comando por Bluetooth. Tablets e smartphones poderão ainda ser ligados a um televisor por HDMI (se incluir essa ligação) e controlar a partir do sofá com um comando por Bluetooth. Este tipo de equipamento ainda não está à venda e o preço deverá rondar os 50 euros.

Exemplo de docking para encaixar o tablet e usar o comando Bluetooth para jogar.
Exemplo de docking para encaixar o tablet e usar o comando Bluetooth para jogar.
Até agora, os jogos para Android, disponíveis na loja “Google Play”, foram desenvolvidos para a utilização do ecrã tátil. Algumas funcionalidades não são ativas com o comando Bluetooth. É de esperar uma melhor adaptação nos futuros jogo.