Notícias

iPhone: só compensa mudar se tiver um 4S ou anterior

25 novembro 2013 Arquivado

25 novembro 2013 Arquivado

Analisámos as diferenças dos 3 iPhones à venda, medimos os prós e contras e nem sempre vale a pena mudar para os mais recentes. O iPhone 5C está longe do título low-cost.

Início

Pela primeira vez, a Apple tem 3 iPhones diferentes à venda no mercado oficial. A marca retirou os modelos antigos, incluindo o iPhone 5 com apenas um ano de vida, e lançou uma nova fornada, com o 5S e 5C. Permitiu apenas que o 4S de 8 GB continue a ser vendido.

Nunca houve tanto iPhone para escolher, mas as diferenças estão longe de ser radicais. Se tem um iPhone 5, não compensa mudar. A mudança só interessa se partir do iPhone 4S ou anterior. Para comparar modelos, aceda aos nossos resultados dos testes a telemóveis.

4 tira-teimas para decidir num minuto

  • Câmara: a do iPhone 5S tem mais recursos e é um pouco melhor. Para quem tem um iPhone 5, a câmara não é razão para mudar. Contudo, se for proprietário de um 4S pode ser motivo para mudar se é exigente com esta funcionalidade e se utiliza o Facetime.
  • Ecrã: se tem um iPhone 5, o ecrã não justifica a mudança. Os novos modelos têm o mesmo tamanho, resolução, brilho e contraste. Já o ecrã do 4S tem menos 0,5 polegadas do que os 5s e 5C.
  • Velocidade: não verificámos grande diferença nas tarefas habituais. Se a prioridade é navegar rápido na Net através das redes móveis, o 4S não é compatível com as redes 4G e o iPhone 5 só funciona com uma das frequências. Os 5S e 5C funcionam em todas as frequências das redes 4G.
  • Aspeto e tamanho: o 5C está disponível em 5 cores, é de plástico e mais pesado. O 5S existe em prateado e dourado e as dimensões são quase idênticas às do iPhone 5. O 5S tem leitor de impressões digitais, uma funcionalidade de segurança interessante mas longe de ser a toda a prova.
  • Autonomia da bateria: os novos 5C e 5S têm um pouco mais de autonomia do que o 5, e este tem mais do que o 4S. As diferenças não são tão grandes que só por si justifiquem a mudança.

Imprimir Enviar por e-mail