Notícias

iPhone, iPad e iPod usados: verifique se estão bloqueados antes de comprar

Os iPhones, iPads e iPods em segunda mão podem estar bloqueados a outras pessoas. Antes de comprar, confirme se apenas o antigo dono pode usar.

16 março 2018
iPhone, iPad e iPod usados: verifique se estão bloqueados ao antigo dono antes de comprar

O Activation Lock é um mecanismo de segurança lançado pela Apple com o iOS 7. Serve para impedir que um iPhone, iPad ou iPod sejam ativados por um novo utilizador, sem que o anterior remova a sua conta, associada ao Apple ID. Esta é uma forma de dissuadir os roubos: sem a autorização do proprietário, os aparelhos não podem ser ativados e tornam-se inúteis. 

Ainda é possível encontrar iPhones, iPads e iPods bloqueados no mercado em segunda mão. Para ajudar potenciais compradores de usados a verificar o bloqueio dos aparelhos, a Apple disponibilizava o iCloud Activation Lock no seu site. Bastava introduzir o IMEI ou o número de série do equipamento nessa ferramenta para verificar se o Activation Lock estava a funcionar.

Mas recentemente a Apple desativou o iCloud Activation Lock e alterou a forma para verificar a funcionalidade de segurança. Essa opção poderá estar relacionada com uma falha nas bases de dados ocorrida em 2016, quando várias pessoas que compraram iPhones novos tiveram dificuldades em usá-los, pois estavam bloqueados com o Apple ID de outros utilizadores. 

A Apple recomenda uma nova forma de confirmar se o iPhone, iPad ou iPod estão bloqueados a um utilizador. Se pensa em comprar um destes aparelhos em segunda mão, verifique se ainda está associado à conta do proprietário anterior. Se preferir comprar um novo smartphone, compare qualidade e preço de vários modelos no nosso teste. 

Ver teste a telemóveis

 

Como verificar o Activation Lock

Ligue o dispositivo e passe o dedo no ecrã. Se estiver bloqueado por um código PIN ou padrão, a conta do antigo utilizador não foi apagada.

iphoneiphone

Se vir o ecrã de "bloqueio de ativação”, o dispositivo continua associado à conta do proprietário anterior. Se o ecrã estiver bloqueado por código ou ecrã principal, o dispositivo não foi apagado do iCloud.
 

O vendedor terá de fazer uma reposição de fábrica. Siga os passos abaixo.

 iphoneiphone

Vá a "Definições", selecione a opção "Geral" e, depois, clique em "Repor".

iphoneiphone

Ao abrir a opção "Repor", selecione "Apagar conteúdos e definições". De seguida, basta clicar em "Apagar agora" para fazer a reposição de fábrica.
 

Se for pedido o Apple ID e a palavra-passe do antigo dono, este deve ser contactado para inserir as informações no dispositivo, ou para remover o aparelho do iCloud. 

Após o aparelho estar desbloqueado ou eliminado do iCloud, quem compra pode iniciar o processo de configuração. Escolha um idioma, país ou região, ligue o dispositivo a uma rede e a ativação começará. Se lhe for pedido novamente o Apple ID e a palavra-passe do outro proprietário, o processo de dissociação da antiga conta não ocorreu com sucesso.

O antigo dono do aparelho deve introduzir de novo a palavra-passe ou fornecer essa informação. Com ela, poderá remover o dispositivo da conta, através do site www.icloud.com/find

O dispositivo estará pronto a usar quando surgir a mensagem "Olá" em várias línguas, a indicação para selecionar o idioma, o país e para proceder à configuração.