Notícias

Internet móvel mais rápida para todos

Braga é o distrito e o concelho onde, em média, a internet móvel atinge maior velocidade em todo o País. Já vários concelhos não chegam a valores de dois dígitos.

  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
28 outubro 2019
  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
qualrede

iStock

Os smartphones de cerca de 35 mil utilizadores têm andado em ação com a aplicação QualRede, e revelam, mais uma vez, quem é o campeão da qualidade e da velocidade da net móvel em território nacional. A Vodafone mantém a liderança, seguida pela MEO e com a NOS em terceiro. A pontuação de cada operador é calculada a partir da medição da velocidade média de download e de upload e dos resultados do desempenho na reprodução do YouTube e da navegação web. Como as medições estão dependentes da colaboração dos consumidores, agradecemos a todos os que têm ajudado a “pintar” o mapa disponível na app e no nosso site.

 qualrede

 

País a diferentes velocidades

Ao analisarmos os valores médios de download, verificamos que é no Norte e no Centro do País que encontramos a maior diferença de valores: Braga é o distrito mais rápido, com uma velocidade média de 28,1 Megabits por segundo (Mbps) e Vila Real, Portalegre e Santarém os mais lentos, com 10 Mbps.

qualrede

Entretanto, já conseguimos medições suficientes para 112 dos 308 concelhos nacionais que estão detalhadas no mapa da velocidade. A diferença de valores também pode ser encontrada dentro de um mesmo concelho. Por exemplo, na Guarda, os clientes da Vodafone conseguem usufruir de uma velocidade de 54,1 Mbps, mas quem optou pela NOS não vai além de 2,5 Mbps, em média. De facto, há zonas onde os três operadores apresentam valores muito próximos, mas outros onde existem diferenças substanciais. A velocidade de download deverá ser superior a 10 Mbps, para permitir uma experiência de utilização confortável, mas ainda há muitos concelhos longe dos dois dígitos.

 qualrede


Braga é o concelho mais veloz e Crato o mais lento. 
 

Ajude a preencher o mapa

Se pensa mudar de operador ou se apenas quer saber se o seu é o mais veloz, use a aplicação QualRede e descubra a qualidade das redes móveis nas zonas que costuma frequentar. A app pode ser usada em smartphone ou tablet. Depois de instalada, o consumidor decide onde e quando analisar a rede. É simulada a experiência real através de um cenário que inclui vários testes e que se chama “Teste Completo”. Dura cerca de um minuto e o consumo de dados irá depender da tecnologia e do desempenho da rede usada, mas, em média, será de 50 MB. No final, obtém o resultado para o operador usado, mas também a comparação com os existentes na mesma zona.

Correr a aplicação em diferentes dias e locais vai ajudar a preencher o mapa com dados mais completos. Sendo uma app colaborativa, quanto mais pessoas a usarem, mais completa será a informação. Por isso, use e divulgue a aplicação QualRede entre amigos e familiares.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.