Facebook Lite: a aplicação para smartphones mais modestos

Tem um telemóvel com poucos recursos e a rede de Internet da sua área é limitada? O Facebook criou uma aplicação, a Facebook Lite, a pensar nesses utilizadores.
A rede social Facebook juntou-se à Ericsson, à Samsung, à Nokia e a outras marcas para fazer parte do projeto Internet.org. O objetivo deste projeto é tornar o uso de dados móveis mais eficiente e gerar uma maior conectividade mundial. Depois de marcar presença em mercados de países ditos desenvolvidos, para continuar a crescer, o Facebook precisa de conquistar novos mercados. A Facebook Lite é a aplicação que pretende levar a Internet a toda a população do planeta, uma vez que pode ser usada por telemóveis de baixa qualidade e em áreas com rede limitada, como conexões 2G.
A aplicação Facebook Lite ocupa menos de 1 MB e gasta menos bateria e dados. No entanto, o aspeto da interface da sua página é um pouco diferente. Na barra superior horizontal estão os vários separadores: feed de notícias, contactos, mensagens, notificações e pesquisa. Além disso, os botões “Gosto”, “Comentar” ou “Partilhar” são mais pequenos e menos coloridos em relação à aplicação habitual do Facebook.
A Facebook Lite, apesar de apresentar falta de fluidez, é uma boa opção para quem tem um telemóvel de entrada de gama e para quem tem um plafond de dados limitado.
