Notícias

Facebook Lite: a aplicação para smartphones mais modestos

09 dezembro 2015

09 dezembro 2015

Tem um telemóvel com poucos recursos e a rede de Internet da sua área é limitada? O Facebook criou uma aplicação, a Facebook Lite, a pensar nesses utilizadores. 

A rede social Facebook juntou-se à Ericsson, à Samsung, à Nokia e a outras marcas para fazer parte do projeto Internet.org. O objetivo deste projeto é tornar o uso de dados móveis mais eficiente e gerar uma maior conectividade mundial. Depois de marcar presença em mercados de países ditos desenvolvidos, para continuar a crescer, o Facebook precisa de conquistar novos mercados. A Facebook Lite é a aplicação que pretende levar a Internet a toda a população do planeta, uma vez que pode ser usada por telemóveis de baixa qualidade e em áreas com rede limitada, como conexões 2G.

A aplicação Facebook Lite ocupa menos de 1 MB e gasta menos bateria e dados. No entanto, o aspeto da interface da sua página é um pouco diferente. Na barra superior horizontal estão os vários separadores: feed de notícias, contactos, mensagens, notificações e pesquisa. Além disso, os botões “Gosto”, “Comentar” ou “Partilhar” são mais pequenos e menos coloridos em relação à aplicação habitual do Facebook.

Uma das vantagens desta nova aplicação é enviar mensagens sem ter de instalar a aplicação Messenger do Facebook. No entanto, esta aplicação permite apenas carregar algumas mensagens de cada vez. Visitar um perfil de um amigo ou uma página dentro da aplicação é uma ação mais lenta. A possibilidade de ver vídeos no mural sem ter de abri-los é outra das funcionalidades não está presente.

A Facebook Lite, apesar de apresentar falta de fluidez, é uma boa opção para quem tem um telemóvel de entrada de gama e para quem tem um plafond de dados limitado.
À esquerda, o aspeto do Facebook tradicional e à direita a aplicação Facebook Lite, onde pode ver os botões "Gosto", "Comentar" ou "Partilhar" mais pequenos e coloridos em relação à aplicação habitual.
À esquerda, o aspeto do Facebook tradicional e à direita a aplicação Facebook Lite, onde pode ver os botões "Gosto", "Comentar" ou "Partilhar" mais pequenos e coloridos em relação à aplicação habitual.