Notícias

Como evitar a partilha de dados entre WhatsApp e Facebook

Encriptação total

O que acontece na WhatsApp fica na WhatsApp. A app de comunicação reforçou a segurança e lançou versões para computadores Windows e Mac, mas ainda “não consegue passar” sem um smartphone.

Semelhantes à versão web da WhatsApp, estas novas versões não são completas, como as de smartphone, nem funcionam de forma independente, pois necessitam que o telemóvel com a aplicação esteja online. Pouco acrescentam à WhatsApp Web, contando apenas com uma pequena diferença adicional:
  • a possibilidade de utilizar atalhos, como por exemplo Ctrl+Shift++ para fazer “zoom” ou Ctrl+N para iniciar uma nova conversa na versão Windows.
Outra novidade recente da aplicação é a criptografia de ponta-a-ponta, que faz com que os dados viagem de uma ponta à outra da comunicação totalmente encriptados. O emissor e o recetor (ou recetores, no caso das conversas em grupo) passam a ser os únicos a poder ler e aceder às mensagens que trocam.

A mudança garante a proteção máxima dos dados pessoais. O que faz é encriptar cada mensagem trocada com um cadeado único, aberto com um código disponível apenas para o remetente e o destinatário dessa comunicação. O processo de encriptação acontece de forma automática e não é preciso alterar configurações para dispor desta proteção; basta que todos os intervenientes tenham a versão mais recente da app.

As mensagens ficam protegidas de serem lidas por terceiros, incluindo a própria WhatsApp, para quem a única informação visível é uma sucessão de valores incompreensíveis. Essa é a grande diferença da criptografia de ponta-a-ponta face a outros tipos de criptografia, presentes em várias aplicações, que encriptam mensagens só entre as apps e os utilizadores.

Vista do site whatsapp.com, onde é possível descarregar as versões para computador da popular app de comunicação.
As versões do Whatsapp para computador podem ser descarregadas em whatsapp.com.

A criptografia de ponta-a-ponta está disponível em dispositivos com a versão mais recente da app e não pode ser desativada. Já as versões da WhatsApp para computador podem ser descarregadas em www.whatsapp.com e são compatíveis com o Windows 8 e 10 e com o OS X 10.9 ou superior