Notícias

Como evitar a partilha de dados entre WhatsApp e Facebook

06 setembro 2016
A app de comunicação WhatsApp foi comprada em 2014 pelo Facebook.

A alteração dos termos de utilização da WhatsApp trouxe consigo uma opção de partilha de dados com o Facebook e várias críticas por invasão de privacidade. Saiba o que é transmitido, como desativar a opção e até quando o pode fazer.

A versão web

Lançada pelo início de 2015, a WhatsApp Web permite criar uma extensão da aplicação no tablet ou computador. Está disponível para telemóveis Android, iPhone, BlackBerry, Windows Phone e também para os modelos Nokia Symbian e S40.

A WhatsApp Web só funciona através da app do telemóvel; tal como as versões para computador, não tem autonomia. Se a WhatsApp no telemóvel não estiver ligada à Net, não consegue enviar ou receber mensagens. Siga os passos abaixo para assegurar a instalação da versão web.

Atualize a WhatsApp no telemóvel com a última versão. Basta entrar na loja de aplicações do telemóvel, selecionar a aplicação WhatsApp e carregar em "atualizar".

Para atualizar o WhatsApp no telemóvel tem de aceder à loja de aplicações.

Entre na aplicação e clique na opção “WhatsApp Web”.

Entre no WhatsApp e clique na opção “WhatsApp Web”.

Surge um novo ecrã com as instruções a seguir: aceder a web.whatsapp.com no computador ou no tablet e aproximar o telemóvel do ecrã para capturar o código QR que aí aparece. 

Aceda a web.whatsapp.com no computador ou no tablet.Aproxime o telemóvel do ecrã do computador ou tablet para capturar o código QR que aparece web.whatsapp.com.  

De imediato, a página Web reproduz a informação da WhatsApp e assim passa a poder enviar mensagens, vídeos e imagens, a partir do computador ou tablet.

A página web logo começa a reproduzir o conteúdo do WhatsApp.

No telemóvel, pode ver se a sessão está aberta noutro equipamento e fechá-la a partir daí.

Pode consultar o telemóvel, para saber se está ligado ao WhatsApp noutro equipamento e fechar essa ligação a partir daí.

Enquanto a sessão estiver aberta no computador ou tablet, ao selecionar a opção WhatsApp Web no telemóvel, surgirá uma notificação de “sessão aberta” e não o ecrã para digitalizar o código QR. Assim, garante que não abre a WhatsApp a partir de outro equipamento. Para o fazer, tem de fechar primeiro a sessão no computador, na opção "log out from all computers". Na próxima vez que aceder à aplicação no computador, deve digitalizar de novo o código QR com o telemóvel.