Notícias

Chromecast Ultra: não desperdice 71 euros

Instalar o Chromecast Ultra em 3 passos

Apesar de não ser um investimento com grandes vantagens em relação ao Chromecast 2, se decidir comprar a versão Ultra, a instalação é muito simples. Executa-se em 3 passos.

Abrir a embalagem e ligar o dispositivo

O dispositivo não traz um verdadeiro manual do utilizador, mas também não precisa. Ao abrir a embalagem, encontra uma folha com um esquema das ligações que precisa de fazer e como deve selecionar a fonte e a app (Google Home) para a instalação.

Instalar o Google Home e configurar o dispositivo

Ao ligar o Chromecast Ultra ao televisor - e depois de instalar a app Google Home -, vai ser guiado para adicionar o seu smartphone. A app deteta o dispositivo, adiciona automaticamente os detalhes da rede Wi-Fi (caso concorde com o acesso de forma automática), pede para identificar a localização na casa (para os casos em que tem mais do que um destes dispositivos) e, a partir desse momento, o aparelho liga-se ao router de casa.

chromecast

Durante o processo de instalação, surge a recomendação de ligar o aparelho a uma rede WiFi de 5GHz para conseguir o streaming de vídeo em 4K. O adaptador de energia inclui uma ligação Ethernet (imagem em baixo).

Procurar aplicações compatíveis e iniciar o streaming

Tudo o que necessita neste passo é lançar as apps compatíveis com o Chromecast. Consegue encontrá-las facilmente na própria app do Google Home. Nas apps compatíveis (como o Netflix, YouTube ou Spotify), selecione a opção "cast" e o aparelho para o qual quer fazer o streaming (Chromecast). A lista de aplicações compatíveis é grande, incluindo as mais populares (Netflix, YouTube, Spotify, Google Photos, Google Play Movies, Google Play Music, entre outras). Ainda há algumas apps para os amantes de jogos, como é o caso de Risk, Tricky Titans e Angry Birds Friends.

A partir do smartphone, vai conseguir controlar a reprodução do vídeo, o volume, avaliar o conteúdo, navegar pelos episódios disponíveis, entre outras possibilidades que dependem do serviço que usar. O Chromecast permite utilizar o smartphone como segundo ecrã. Enquanto a reprodução decorre, pode usar o smartphone para outras finalidades, como atender uma chamada telefónica ou usar uma app de chat.