Notícias

Chromecast Ultra: não desperdice 71 euros

Início

A terceira versão do popular dispositivo da Google para reprodução de streaming na televisão está disponível a partir de 71 euros. Mas não traz grandes vantagens em relação ao Chromecast 2.

08 maio 2018
chromecast

Google Store

O Chromecast é um dispositivo da Google que permite, através de um smartphone, fazer streaming de conteúdos online ou armazenados no telemóvel para qualquer televisor (desde que tenha uma entrada HDMI). Assim, pode ver no ecrã da televisão fotografias, vídeos (por exemplo, do YouTube) ou serviços de streaming (como o Netflix). Ligado à rede Wi-Fi, o Chromecast faz o stream direto dos conteúdos. É compatível com uma grande variedade de apps, como Netflix, YouTube, Spotify, Google Play e Photos, Deezer, Napster e Plex. O telemóvel é usado apenas como comando remoto.

A primeira versão foi lançada em 2013 e, na altura, foi uma solução inovadora (já está descontinuada). Em 2015, a Google fez uma pequena atualização e lançou o Chromecast 2, ainda disponível a partir de 39 euros. O Chromecast Ultra é a versão mais recente, que promete dar conteúdos 4K à sua televisão com preços a partir de 71 euros.

Um upgrade que não compensa

Se tem uma das Smart TV mais recentes, é provável que não necessite de comprar o dispositivo para emparelhar o smartphone, visto que a maioria dos serviços que pretende usar (Netflix ou YouTube, por exemplo) podem ser instalados e lançados do próprio televisor. Nos casos em que a app está instalada tanto no televisor como no smartphone, é possível fazer o comando a partir do smartphone de uma forma muito simples, tal como se o televisor tivesse um Chromecast.

Nas Smart TV com sistema operativo Android TV, todas as funcionalidades do Chromecast estão integradas. Ligar um Chromecast a uma Smart TV deste tipo não traz qualquer vantagem. Veja todos os detalhes no nosso seletor de TV.

O Chromecast revela-se bastante útil caso não tenha uma Smart TV ou se tem uma que já está desatualizada e sem a possibilidade de aceder a alguns dos serviços que pretende.

Tal como nas versões anteriores, o Chromecast Ultra pode ser usado com qualquer televisor com uma entrada HDMI. Além do preço bastante mais elevado (a partir de € 71) face ao Chromecast 2, o Chromecast Ultra destaca-se por:

  • transmitir vídeos em 4K e também com HDR (compatibilidade com HDR10 / Dolby Vision);
  • não permite fazer o carregamento através de USB. O dispositivo tem uma fonte de alimentação incluída para ligar a uma tomada, o que significa mais um fio a sair do televisor;
  • permite usar uma porta Ethernet (são necessárias velocidades de ligação mais altas para transmitir o conteúdo 4K).

    chromecast

     
    O design do Chromecast Ultra (em baixo) é muito semelhante ao do Chromecast 2 (em cima). 

Imprimir Enviar por e-mail