Notícias

Carregadores sem fios IKEA: ideia inovadora, consumo do passado

25 junho 2015 Arquivado
ikea

25 junho 2015 Arquivado

Testámos um candeeiro e uma base de carregamento sem fios do IKEA. São práticos e suficientemente rápidos a carregar o telemóvel. Mas gastam mais energia, tanto durante o carregamento como em stand-by.

Início

É um conforto largar o telemóvel em cima da mesa para carregar a bateria, sem se preocupar com fios e fichas. A pensar nisso, o IKEA lançou uma coleção de mesas de cabeceiras e candeeiros que integram carregadores sem fios. Comercializa ainda bases de carregamento sem fios simples e triplas, em plástico branco ou com acabamento em madeira, além de uma base que pode ser embutida numa secretária, num móvel ou numa bancada de madeira. Os preços variam entre 25 e 99 euros. Como a maior parte dos smartphones ainda não permite o carregamento sem fios, o IKEA criou acessórios com essa funcionalidade para os modelos topo de gama da Samsung e da Apple. Para os Galaxy S3, S4 e S5, há tampas a partir de € 18, enquanto para os iPhones 4, 4S, 5, 5S e 6 há capas desde 22,99 euros. 

Se está a pensar comprar um telemóvel, consulte o nosso teste. A diferença entre as nossas Escolhas Acertadas pode chegar a € 195, pelo que compensa comparar características e preços.

O consumo elevado é o aspeto negativo dos carregadores sem fios do IKEA. O problema não é tanto o gasto energético durante o carregamento, mas em stand-by. Numa altura em que o consumo dos carregadores tradicionais nesse modo é praticamente nulo, os dispositivos do IKEA representam um retrocesso em termos de impacto ambiental.

Para avaliar o desempenho e a facilidade de utilização, testámos um candeeiro e uma base de carregamento. Usámos um iPhone 6 e um Samsung Galaxy S4, com capa e tampa IKEA, respetivamente. Medimos o tempo de carga, o consumo em funcionamento e em stand-by e comparámos os resultados com os obtidos pelo carregador original. Conheça o veredito dos nossos especialistas no menu lateral à direita.

O sistema é prático: basta colocar o telemóvel na base do candeeiro para começar a carregar.
O sistema é prático: basta colocar o telemóvel na base do candeeiro para começar a carregar.

Imprimir Enviar por e-mail