Notícias

Boas colunas portáteis desde 130 euros

Coluna de som casa com telemóvel

Todas as colunas testadas permitem a ligação por Bluetooth (A2DP ou aptX) a um aparelho compatível — em regra, o telemóvel —, estão equipadas com bateria e foram concebidas para um uso portátil. O peso oscila entre os 141 gramas e os mais de 5 quilos.

Em termos de autonomia, enquanto os aparelhos mais “resistentes” quase atingem as 38 horas de funcionamento, alguns perdem a energia em pouco mais de três horas e meia. E os modelos mais rápidos levam menos de três horas para carregar a bateria, ao passo que os mais lentos podem gastar ainda outra hora e meia.

A maioria das colunas alega ser resistente à água, mas os índices de proteção são muito variáveis: estará descansado com chuva ou salpicos, mas o melhor mesmo é evitar a submersão total.

Para ouvir música, basta ligar a função Bluetooth no smartphone, procurar a coluna na lista de dispositivos e fazer o emparelhamento. A partir desse momento, quando ligar o Bluetooth no telefone, o processo é automático. Depois, inicie o leitor de música no smartphone e escolha a faixa a reproduzir. Tudo funciona de modo muito simples. Os modelos com nota máxima preveem um botão para o emparelhamento, com sinal visual, o que facilita a operação.

Algumas colunas, além da ligação sem fios, dispõem de entrada de áudio estéreo para jack de 3,5 milímetros. Serve para ligar, entre outros, os leitores de MP3.