Notícias

Apps de controlo parental: limite a navegação dos miúdos na net

Para vigiar o tempo que a criança passa colada ao ecrã e as apps a que acede, instale uma ferramenta de controlo parental. Existem soluções eficazes e gratuitas.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
02 agosto 2021
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Inês Lourinho
Duas meninas sentadas a uma secretária, a escreverem num caderno e a navegarem num teleóvel

iStock

Os confinamentos vieram confirmar o insaciável apetite dos mais novos por ecrãs. Divididos entre telescola, teletrabalho e obrigações domésticas, os pais não tiveram grande opção que não a de entreter os miúdos com doses acrescidas de internet. Mas, se hoje é impensável deixar uma criança desacompanhada nas ruas da cidade, na net, não deveria ser diferente.

As aplicações de controlo parental tentam a quadratura do círculo: moderar a dependência dos mais pequenos face aos ecrãs e evitar que sejam expostos a conteúdos inapropriados. No essencial, visam restringir a instalação ou o uso de certas apps, aplicar filtros e bloquear conteúdos impróprios, como pornografia ou jogos de azar, impor limites temporais e obter relatórios de utilização. Algumas disponibilizam funcionalidades extra, como localização dos dispositivos que as crianças estão a usar, assistência remota e gestão de contactos. Mas tenha em atenção que certos produtos só têm versões em inglês, o que pode dificultar a leitura dos relatórios, se não souber a língua.

Antes de instalar a aplicação, converse com os seus filhos e explique os motivos por que pretende fazê-lo. A honestidade é sempre a melhor abordagem. Se as crianças vierem a descobrir que instalou a app sem lhes contar, pode surgir uma quebra de confiança.

Testámos 18 apps destinadas aos sistemas operativos Android e iOS. Concluímos que a versatilidade é mais elevada no primeiro caso, pois permite um maior nível de controlo sobre aplicações que não são nativas.

Muitas são gratuitas. Noutras, só consegue saber o preço ao instalar ou passar para a versão premium. O mais frequente é encontrar a informação dos custos da versão paga ou premium na zona das definições específicas da app.

Faça login no site para continuar a ler o artigo e aceder aos resultados de 18 apps de controlo parental.

Se ainda não é subscritor, conheça estas e outras vantagens da assinatura.

Subscrever

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.