Notícias

Apple Watch muito dependente do iPhone

27 janeiro 2016 Arquivado

27 janeiro 2016 Arquivado

O Apple Watch chega a Portugal a 29 de janeiro. Apesar dos preços de rei anunciados pela marca, entre € 429 e € 18 500, o nosso teste revela que faz quase o mesmo que os outros relógios inteligentes.

Um mostrador à minha medida

Para configurar o Apple Watch, deve emparelhá-lo com o iPhone por Bluetooth. Basta abrir a aplicação Apple Watch, selecionar a opção "emparelhamento", apontar a câmara traseira para o relógio e alinhar o visor que aparece no ecrã com a imagem do relógio.

Segue-se a seleção do idioma e do pulso pretendido para usar o relógio - esquerdo ou direito -, a introdução do Apple ID e da password, a verificação das configurações de localização e do Siri, que serão comuns às do iPhone. Por último, é necessário sincronizar as aplicações do iPhone que funcionam com o Apple Watch. As operações são fáceis, embora a sincronização seja algo demorada.

O utilizador pode escolher um dos 10 ecrãs predefinidos, podendo também personalizar as pré-seleções, embora a configuração não seja muito intuitiva. Os pequenos ícones podem ser selecionados e ajustados através do botão rotativo. É possível adicionar ou apagar muitos elementos, como a percentagem da bateria, o cronómetro, entre outros.

A vibração não é só usada para notificar, por exemplo, a chegada de mensagens. Se usar o sistema de navegação (GPS), o relógio vibra de uma forma, quando vira à esquerda, e de outra forma para virar à direita. Apreciámos esta funcionalidade, pois dispensa olhar para o ecrã constantemente.

Os relógios da Apple são também resistentes à água, mas a marca não recomenda a imersão. São certificados com o nível de proteção IPX7, ou seja, podem ficar imersos até 1 metro de profundidade, por um máximo de 30 minutos. Pusemo-los à prova, com chuva simulada, e, efetivamente, não causou qualquer problema.

O Watch Sport revelou ser menos resistente aos riscos do que a versão mais clássica Watch, sobretudo pela menor resistência do material que compõe a caixa (alumínio em vez de aço inoxidável). O ecrã também é mais sensível.