Notícias

Aplicações para localizar smartphone: eficazes e gratuitas

23 agosto 2013 Arquivado

Arquivado

As aplicações que localizam o smartphone e permitem apagar dados à distância são um bom “seguro” em caso de perda ou de roubo. Muitas podem ser usadas em tablets.

Perdeu o smartphone?

Se o ecrã não estava bloqueado com o código PIN ou com um padrão de bloqueio, recorra à plataforma web da aplicação de busca para fazê-lo. Seja rápido, porque se as definições de origem forem repostas não há nada a fazer. Depois, ligue para o seu próprio telefone. Com sorte, alguém atende e devolve-o. Caso contrário, utilize a localização GPS da aplicação de busca para ver onde está o aparelho. Pode ser que tenha ficado esquecido num restaurante ou numa loja.

Quando estiver seguro de que é impossível recuperar o smartphone, apague os seus dados à distância. Todas as aplicações de busca permitem apagar o conteúdo e as contas de e-mail ou outras. A partir deste momento, deixa de conseguir aceder ao telefone através da aplicação de busca.

Informe a operadora do sucedido para que bloqueie o cartão SIM, de modo a que ninguém gaste o dinheiro carregado. A operadora pode ainda impedir o acesso do seu smartphone à rede se lhe indicar o IMEI, um código de 15 número que identifica o aparelho (digite *#06# no teclado do telefone para ficar a conhecê-lo). Mas tem de provar que o telefone é seu, por exemplo, com uma fatura. Por fim, denuncie o desaparecimento ou o roubo à polícia.

Mesmo com todos estes cuidados, é possível que o novo utilizador consiga voltar a usar o smartphone.