Apps e sistema operativo
De momento, existem apenas dois sistemas operativos no mercado: o da Apple (iOS) e o da Google (Android). Mudar de um para o outro é possível, mas inconveniente. Os aplicativos são semelhantes, mas não são iguais, podendo haver incompatibilidade com outros equipamentos.
iOS
É um sistema operativo muito estável, intuitivo e fácil de usar porque foi projetado especificamente para o iPhone. A Apple encarrega-se de atualizá-lo anualmente em todos os seus modelos. Encontramos modelos com cinco anos que continuam a ser atualizados para a versão mais recente do iOS, o que prolonga a vida útil dos dispositivos. Se já tem um iPhone, mudar para um novo não é problema: basta inserir o nome de utilizador e o novo equipamento será configurado com tudo o que o aparelho anterior tinha.
Mas, em termos de telemóveis, não há muito que escolher: terá de comprar um iPhone, um smartphone com um preço alto, mas de ótima qualidade. Estes possuem conectores específicos, em muitos casos são vendidos sem carregador e não têm ranhuras para cartões SD, por isso, escolha cuidadosamente a capacidade do telefone.
Android
O Android é um sistema operativo aberto. Qualquer fabricante pode adaptar os seus equipamentos e desenvolver os seus produtos nele.
Destaca-se pela possibilidade de customizar a interface de utilizador (com centenas de widgets e atalhos), pela facilidade de transferência de arquivos para o computador e pela qualidade da Play Store. Esta tem um grande número e variedade de aplicações, geralmente, a um preço mais baixo.
Atualizar o sistema operativo de um Android pode ser complicado. Embora a Google lance as novas versões, tem de passar primeiro pelos fabricantes (Samsung, LG, Xiaomi, Motorola, entre outros), que a adaptam para o seu equipamento (se quiserem) antes de enviá-la para o utilizador. O resultado é que as atualizações podem levar vários meses ou mesmo nunca chegar.
Huawei
Devido ao veto dos EUA em 2019, os modelos mais recentes da Huawei, que usam o sistema operativo Android, já não contam com os serviços da Google. A maior limitação que um utilizador desta marca de telemóveis pode encontrar é não ter a Google Play Store. Nos novos modelos da Huawei, a loja é a AppGallery, que não tem todas as aplicações utilizadas com mais frequência. É possível instalar outras, fazendo o download do arquivo APK de outras fontes, mas não serão atualizadas automaticamente e também não é uma tarefa para os utilizadores com menos conhecimentos.