Guia de compras

Colunas Bluetooth: guia de compras

27 novembro 2018
Em primeiro plano, uma coluna Bluetooth de cor preta e forma cilíndrica. No topo da coluna são visíveis os controlos para ligar, tocar música, avançar e aumentar e diminuir o som. A coluna possui uma pega rígida, em forma de meia lua, que começa nas pontas e contorna o topo da coluna, com os controlos. Por trás, só parcialmente visível, está uma coluna semelhante, mas de cor vermelha.

É possível encontrar colunas portáteis com pesos entre 150 gramas e cinco quilos e a preços que variam entre € 30 e 400 euros. Perante isto, como escolher um modelo? A melhor opção depende da utilização e de quanto está disposto a gastar.
A tecnologia Bluetooth permite fazer o streaming de músicas de um smartphone ou de um tablet para a coluna de som portátil, depois de emparelhar estes equipamentos. Na compra, o volume, o peso e a portabilidade são fatores de peso. A facilidade de transporte depende ainda do formato da coluna. 

Atenção aos julgamentos precipitados. Escolher uma coluna muito leve e pequena também não é garantia de boa escolha, porque há uma relação relativamente direta entre as dimensões das colunas e o potencial de obter uma boa qualidade sonora, impactante e com uma boa reprodução de graves, como provam os nossos testes. Ao mesmo tempo, não há nenhuma garantia de que uma coluna por ser grande e pesada vá oferecer uma boa qualidade. O melhor é confirmar os resultados do nosso teste.

A maioria destas colunas para uso portátil alega resistência à água, a spray de água ou a salpicos, indicado um índices de proteção (IP). Descodificamos as siglas:
  • o IPX7 permite submersão na água até uma profundidade de um metro e até 30 minutos;
  • o IP57 ou IP67 apresenta alguma resistência à entrada de pó (maior no 67) e resiste à imersão em água até  um metro;
  • o IPX4 ou IPX5 é resistente a um spray de água com uma determinada intensidade (maior no caso do 5) durante três a cinco minutos. Significa que é imune à chuva ou a salpicos, mas não pode ser submerso.
Há modelos que alegam resistência À água, mas não referem se a coluna resiste à submersão, nem mostram conformidade com nenhum IP especifico.

Algumas destas colunas além da possibilidade de ligação sem fios (por Bluetooth), podem ainda dispor de uma entrada de áudio estéreo (uma entrada para jack 3,5mm).  Útil para quem pretenda ligar aparelhos sem Bluetooth, como leitores de MP3.

A autonomia da bateria é um fator a ter em conta. Notámos diferenças enormes: há colunas que duram pouco mais de 3 horas e outras que ultrapassam as 30 horas de autonomia. O ideal é verificar o nosso teste. 
 
A maioria dos modelos possui um indicador de bateria fraca. Trata-se, normalmente, de um pequeno LED que vai piscar cerca de uma hora antes da bateria se esgotar.
 

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.