Guia de compras

Auriculares Bluetooth: guia de compras

12 fevereiro 2019
auscultadores bluetooth

12 fevereiro 2019
Os vários tipos de auriculares à venda diferenciam-se, sobretudo, pelo formato físico. Descubra o mais adequado para si.

Início

Grandes e almofadados circum-aurais e supra-aurais? Ou os mais discretos intra-auriculares e “earbuds”? Há ainda os específicos para desporto, com redução ativa de ruído, com controlo vocal ou comando integrado no cabo. A grande diferença está, sobretudo, no formato físico. Ajudamos a escolher entre os vários tipos de auriculares e auscultadores disponíveis no mercado. 

Auriculares sem fios (Bluetooth)

Com exceção dos “earbuds”, sempre sem cabos, todos os tipos de auriculares analisados podem ser encontrados em duas variantes: os que têm ligação por cabo clássica ao telemóvel (ou a qualquer outra fonte de áudio) e os que a dispensam, ao integrar um recetor Bluetooth. No caso destes, basta fazer o streaming das faixas de música a partir do telemóvel, Smart TV com Bluetooth áudio, aparelhagem de som com emissor Bluetooth ou qualquer outra fonte de som compatível.

Auriculares intra-auriculares

Os intra-auriculares são semelhantes aos auriculares clássicos em termos de peso e dimensões. A grande diferença é que se inserem diretamente no canal auditivo através de peças adaptadoras de borracha ou silicone que funcionam como autênticos tampões.

Têm a grande vantagem de melhorar o isolamento sonoro porque tapam o canal auditivo e de a sua fixação ser melhor, evitando que caiam em movimento (por exemplo, durante a corrida ou no ginásio).

Em muitos casos, os intra-auriculares são vendidos com vários tamanhos diferentes de adaptador, o que permite uma boa adaptação a diferentes utilizadores. Um encaixe efetivo no ouvido é fundamental para a estabilidade, isolamento sonoro e qualidade de som.

Please fill the source and the alt text 
Os intra-auriculares melhoram o isolamento sonoro e fixam-se mais facilmente.

Auriculares “earbuds”

Em quase tudo semelhantes aos modelos intra-auriculares clássicos, os “earbuds” distinguem-se por dispensar qualquer tipo de cabo e só existem com Bluetooth. São dois auriculares colocados nos ouvidos de forma independente, sem qualquer ligação física entre eles.

Todos os modelos deste tipo que analisámos trazem uma caixa de transporte que, além de servir para carregar os auriculares, inclui uma bateria que carrega as baterias dos auriculares.

Please fill the source and the alt text 
Os “earbuds” são independentes entre si e recarregáveis.

Auriculares clássicos

À primeira vista, assemelham-se aos intra-auriculares. No entanto, não se inserem no canal auditivo. São colocados à frente deste, fixando-se apenas no interior da orelha, sem tocar o canal auditivo interno. A fixação tende a ser menos efetiva por esse motivo.


De dimensões e peso muito reduzidos, normalmente são modelos bastante portáteis e de fácil transporte e arrumação.

O isolamento sonoro dos ruídos circundantes é mínimo, o que força muitos utilizadores a elevar bastante o volume da música quando estão em ambientes muito ruidosos.

Auscultadores circum-aurais e supra-aurais

Mais volumosos e com almofadas para os ouvidos permitem, supostamente, uma utilização mais confortável em comparação com os auriculares. Dividem-se em dois modelos: circum-aurais (assentam em cima das orelhas) e supra-aurais (envolvem por completo as orelhas).

Muitos utilizadores acreditam que os cones (drivers) de maiores dimensões deste tipo de auscultadores asseguram uma melhor qualidade sonora e que as almofadas para as orelhas possibilitam um melhor isolamento sonoro e conforto de utilização. Mas os nossos testes comprovam que também existem pequenos auriculares e intra-auriculares com qualidade sonora elevada. Estes modelos dependem mais de uma boa fixação nas orelhas. Se não existir, além do conforto, a qualidade sonora fica comprometida. Esse problema quase não afeta os modelos circum e supra-aurais. 

Além disso, usar auscultadores grandes, muitas vezes coloridos, com design diferenciado, tornou-se uma moda entre adolescentes. Os fabricantes apresentam soluções a pensar neste tipo de utilizadores.

Please fill the source and the alt text 
Please fill the source and the alt text 
Em cima, o modelo circum-aural que envolve por completo as orelhas e o modelo supra-aural, em baixo, que assenta em cima das orelhas. 

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.