Dicas

Vídeos com o smartphone: roteiro para o sucesso

08 junho 2017
vídeos com smartphone

08 junho 2017
Para fazer vídeos caseiros, não é preciso ser realizador de Hollywood. Um bom smartphone, algumas dicas de filmagem e edição, e as “fitas” estão prontas para atingirem o óscar nas redes sociais.

Perfeccionista militante? Temos a solução

Se as imagens não saírem de feição ou se pretender acrescentar efeitos criativos, também existem apps para melhorar os vídeos já capturados, com opções de edição manual ou assistida. O PowerDirector, para Android, permite cortar e colar excertos, aplicar filtros e bandas sonoras, adicionar títulos, entre outros. Tudo de forma intuitiva. Mas, se a app até é grátis, prepare-se para pagar o preço de suportar a publicidade em grande quantidade. 

O Magisto é bem mais limitado. Só dá a possibilidade de criar vídeos a partir de fotos e somar-lhes uma banda sonora ou de transformar uma filmagem original em algo mais “artístico”. Muito simples de usar, está disponível tanto para Android como para iOS. Ponto menos positivo: consome alguma bateria do smartphone.

Também para as plataformas Android e iOS, o Hyperlapse é capaz de criar vídeos em time lapse, uma técnica que permite acelerar o tempo de avanço entre fotogramas. Assim, uma filmagem de 10 ou 30 minutos pode ser convertida num vídeo de um minuto, parecendo que as imagens se movem como nos tempos do cinema a preto e branco.

Para os utilizadores da Apple, a iMovie parece-nos a melhor app para edição de vídeo, mas não é grátis: custa 4,99 dólares americanos (4,59 euros). As opções são semelhantes às oferecidas pela PowerDirector.

 

Please fill the source and the alt text 

O PowerDirector é simples de utilizar.