Dicas

Vídeos com o smartphone: roteiro para o sucesso

08 junho 2017
vídeos com smartphone

08 junho 2017
Para fazer vídeos caseiros, não é preciso ser realizador de Hollywood. Um bom smartphone, algumas dicas de filmagem e edição, e as “fitas” estão prontas para atingirem o óscar nas redes sociais.

Como transformar o smartphone em câmara de vídeo

A resposta é simples: com apps. Uma das vantagens de filmar com o smartphone é a (omni)presença das aplicações, que, neste caso, se destinam a acrescentar funções ao smartphone na hora da gravação. Por exemplo, a Open Camera, que é grátis e não inclui publicidade, permite regular a sensibilidade ISO, a resolução, o equilíbrio de brancos, a exposição, os efeitos de cor, os modos de focagem ou de cena (automático, paisagem, etc.) e a utilização da função HDR. No fundo, aproxima o smartphone, bastante limitado em termos de funções, do universo das câmaras de vídeo e das máquinas fotográficas tradicionais. Mas só pode ser usada em ambiente Android. 

Único reparo: a Open Camera gosta do escuro e apresenta uma tendência para deixar fotos e vídeos subexpostos. Mas não é grave. Pode anular este efeito com a compensação da exposição. Se não gosta de regulações manuais, o modo automático é a melhor forma de atacar o problema. Nesse caso, fica mais bem servido com a app pré-instalada na grande maioria dos smartphones.

 
Please fill the source and the alt text
O Open Camera é simples de usar e acrescenta vários controlos manuais à gravação de vídeo.