Dicas

Telemóveis: ABC do utilizador

03 julho 2012

03 julho 2012

As mais recentes funcionalidades são apelativas, mas não interessam a todos os utilizadores. Verifique quais as mais adequadas para o tipo de utilização que pretende dar.

A2DP (Advanced Audio Distribution Profile)
Protocolo de comunicação via Bluetooth que permite transmitir, sem fios, música em estéreo para os aparelhos que suportam o mesmo protocolo. É utilizado na comunicação entre telemóveis ou leitores de MP3 e auriculares estéreo sem fios.
Autofocus e prefocus
Focagem automática da imagem e pré-focagem, que reduz o tempo entre o disparo e a captura da fotografia.
Bandas de frequência
Os telemóveis dual band (900 e 1800 MHz) asseguram uma boa cobertura na Europa, os triband (900, 1800 e 1900 MHz) e quadriband (850, 900, 1800 e 1900 MHz) funcionam sobretudo nos Estados Unidos, Canadá e alguns países da América do Sul.
Bluetooth
Norma de comunicação que permite ligar o telemóvel a um auricular ou kit mãos-livres sem fios.
Cartão SIM
Guarda até 200 contactos e 20 SMS, regra geral. Mas há diferentes tipos de cartões: os utilizados na rede 3G têm mais memória. Pode guardar os números de telefone no cartão ou na memória do aparelho. Por defeito, cada novo contacto é guardado na memória do telemóvel.
EDGE (Enhanced Data Rates for Global Evolution)
É uma evolução da tecnologia GSM. Permite atingir velocidades de transmissão na ordem das centenas de kilobits por segundo. Por ser tecnicamente uma tecnologia dita 2,5 G (ou seja, da segunda geração e meia, entre a GSM e a terceira geração), as velocidades reais atingidas e os serviços que dela podem tirar partido colocam-na, de facto, no mundo do 3G. Em Portugal, esta tecnologia só é utilizada pela Vodafone.
Ecrã tátil
Permite comandar o aparelho ou introduzir dados por toques com o dedo ou um estilete.
GPRS (General Packet Radio Service)
Protocolo de comunicação que permite uma maior velocidade na transmissão de dados, tanto no acesso móvel à Internet, como no serviço WAP. É compatível com aplicações como MMS e Java. A ligação está sempre ativada e o utilizador paga em função da quantidade de dados transferida.
HSPA (High Speed Packet Access)
É um conjunto de dois protocolos de telefonia móvel (HSDPA e HSUPA) resultantes da evolução do UMTS e que melhoram substancialmente o seu desempenho. O HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), também apelidado de tecnologia de terceira geração e meia (3,5 G), aumenta a velocidade de download de dados, atingindo, em teoria, 14,4 Mbps. O HSUPA (High Speed Uplink Packet Access) aumenta a velocidade de upload, atingindo, em teoria, 5,76 Mbps.
HSPA +
O HSPA + é uma evolução do HSPA. Aumenta exponencialmente as velocidades suportadas pela tecnologia: em teoria, até 43,2 Mbps, no download, e os 22 Mbps, no upload. Atualmente, os serviços que disponibilizam esta tecnologia anunciam velocidades máximas de 21,6 ou 43,2 Mbps, em download, 5,76 Mbps, em upload.
Java
Esta aplicação pode ser explorada nos telemóveis, através do GPRS. Permite personalizar o telemóvel com jogos e outras aplicações retiradas da Internet.
Ligação por infravermelhos
Para ligar o aparelho, por exemplo, a um computador portátil e navegar na Internet, utilizando o telemóvel como modem, ou a um PDA.
LTE (Long Term Evolution)
Também designado por quarta geração móvel, ou 4 G, trata-se de uma norma de redes de comunicação móveis que se encontra em fase de implementação por parte das operadoras nacionais e internacionais que utilizam tecnologias GSM, 3G, e até CDMA. Permitirá velocidades de banda larga móvel de, pelo menos, 100 a 150 Mbps. Tem a vantagem de ser compatível com os recursos existentes nas redes (GSM e HSPA), o que permite aos operadores móveis realizar a transição para a tecnologia LTE sem descontinuidade do serviço nas redes já existentes.
Marcação por voz
Útil para iniciar chamadas sem manipular o aparelho.
Memória interna
É utilizada tanto como memória viva, como no armazenamento de dados (contactos, mensagens, música, etc.). Para ouvir música, fotografar ou instalar programas precisa de 2 GB, no mínimo. A memória pode ser expandida através de um cartão.
Mini ou micro-USB
Ficha normalizada para ligar e sincronizar com o computador, para atualizar contactos, agenda e e-mail.
Modo de voo
Desliga as funções de comunicação para permitir o uso do MP3 e máquina fotográfica, por exemplo.
Segundo ecrã
Os telemóveis com tampa vêm, por vezes, equipados com um segundo ecrã no exterior. Neste pode visualizar-se, entre outros, o número de telefone de quem liga, prático nos aparelhos em que a chamada é atendida ao abrir-se a tampa.
Serviço de mensagens curtas (SMS)
Para transmitir um recado, muitas pessoas enviam uma mensagem escrita em vez de telefonar. Se o destinatário estiver ocupado ou o aparelho não captar a rede, a mensagem segue e será lida quando possível.
Serviço de mensagens multimédia (MMS)
Envia mensagens com imagens a cores e som por GPRS. O sucesso deste serviço reside, sobretudo, no envio de fotografias digitais captadas com o telemóvel. Para o efeito, alguns aparelhos têm uma pequena máquina fotográfica digital integrada. Também pode enviar MMS para um endereço de correio eletrónico.
Sons polifónicos
São menos monótonos e de melhor qualidade do que os sons habituais, mas podem incomodar mais nos transportes públicos ou numa reunião, por exemplo.
Tecla de acesso direto
Dá acesso ao leitor de MP3, sem passar pelo menu.
UMTS (Universal Mobile Telecommunication System)
É, com frequência, designado por 3 G ou terceira geração, para sublinhar o salto tecnológico em relação às normas precedentes da segunda geração, como o GSM. Permite maior velocidade de transferência de dados, para navegar na Net de modo mais rápido e permitir usufruir de serviços que exigem uma largura de banda elevada, como, por exemplo, a videochamada e o streaming de vídeo, entre outros.
Wi-Fi
Permite aceder à Internet através de uma rede doméstica sem fios ou de um hotspot (local com tecnologia Wi-Fi).

Imprimir Enviar por e-mail