Dicas

Spotify: guia rápido para utilizar o streaming de áudio

01 fevereiro 2017
Spotify

01 fevereiro 2017
Os serviços de streaming de áudio são o último grito. Quem experimenta já não consegue viver sem este ritmo. Explicamos tudo a partir do mais popular, o Spotify.

Como fazer

Escolha se deseja utilizar a versão gratuita ou premium (com período experimental de 30 dias). Mais tarde, pode mudar esta seleção.

1. Registo e instalação

Preenchidos os dados, inicia-se de modo automático o download do ficheiro de instalação do leitor para PC. Este permite um acesso mais simples ao Spotify no PC. Também pode aceder pelo browser, mas de um modo menos prático. Para usar o serviço no smartphone ou no tablet, o próximo passo é instalar a app do Spotify no dispositivo. Na loja de apps procure por “Spotify Music” e instale.

 

Please fill the source and the alt text 
Interface da app depois de instalar em Android. Também existe para iOS e Windows Phone, além de várias plataformas SmartTV.

 

2. Pesquisar música e criar biblioteca

Procure a sua música preferida. Adicione à “sua música” e crie playlists pessoais. Para encontrar bandas, aceda ao campo de busca e digite o nome do artista, do álbum ou da música.

 

Please fill the source and the alt text 
Fizemos uma busca por Pearl Jam e o serviço exibiu a oferta disponível. Pode selecionar as faixas que interessam para adicionar.

 

3. Download das faixas ou playlists

Já tem os artistas favoritos. Pode fazer o download para a memória do telemóvel. Pode ouvir em locais sem wi-fi e não paga dados móveis (indisponível na versão gratuita).

Please fill the source and the alt text 
Carregue nos 3 pontos verticais do lado direito e escolha “Save”. Mais interessante é adicionar a uma playlist. Basta selecionar “Add to playlist”.

Please fill the source and the alt text 
Atribua um nome à playlist.

4. Descobrir músicas

À medida que adiciona músicas e ouve, o serviço “aprende” os seus gostos e fica mais certeiro com as recomendações musicais. Nas playlists que criou, sugere músicas em baixo e pode descobrir bandas novas.

Please fill the source and the alt text 
Pode reproduzir em colunas de som, amplificador AV ou televisor com tecnologia “Cast” ou “Spotify Connect”, desde que ligados à mesma rede wi-fi.
Também pode recorrer a uma aparelhagem, mesmo antiga, ligando um Chromecast áudio. Permite adicionar a função “Cast” à aparelhagem e custa 39 euros. No separador “descobrir”, pode aceder a playlists recomendadas. No separador “Visão geral”, tem acesso à lista de músicas mais reproduzidas do Spotify, às novidades, a playlists por género musical (rock, pop, alternativa, etc.) ou por estado de espírito ou atividade que vai praticar (foco, relaxar, treino).

5. Partilhar e ver playlists

Se é fã da componente social, pode autorizar o serviço a correr os contactos do Facebook para saber quem tem conta no Spotify. Pode “segui-los” e aceder à informação que decidiram tornar pública. No menu “Preferências”, configure o que deseja disponibilizar aos amigos. Defina opções como partilha de playlists, artistas que mais reproduziu ou atividade recente.