Dicas

Smartphones equipados para proteger as crianças

Cuidados a ter na utilização

Ensine a criança a viver com o que pode descobrir na internet e a ter sentido crítico. Explique-lhe que não deve acreditar em tudo o que vê ou lê e procure entender as suas emoções face a determinadas imagens. É importante que ela saiba que pode falar com os pais sobre o que vê online.

Quanto à utilização de redes sociais, uma das atividades mais procuradas pelas crianças portuguesas, explique-lhe o que é apropriado publicar e partilhar. É importante ter noção de que tudo o que publica ou comenta pode ficar visível para todos e para sempre: basta que alguém faça uma captura de ecrã. Convém deixar claro que nunca se deve enviar fotos íntimas, por exemplo. Também é importante passar a mensagem de que estar online não significa estar anónimo ou protegido. Por essa razão, não convém escrever algo que nunca diria cara a cara.

Limite o tempo de utilização da internet, com a necessária flexibilidade, e ensine-a a geri-lo. Faça entender que, mesmo que jogar online seja muito agradável, nada substitui o tempo que se passa com os amigos e a família.