Dicas

Smartphone: como melhorar legibilidade do ecrã?

Costuma afastar o ecrã para ler as mensagens ou os títulos das notícias? Com gestos simples, é possível melhorar a legibilidade, tanto nos equipamentos com Android como em iPhones.

  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Fátima Ramos
20 agosto 2020
  • Dossiê técnico
  • João Miguens
  • Texto
  • Cécile Rodrigues e Fátima Ramos
Pessoa a olhar sem óculos para ecrã do smartphone

iStock

Quem tem problemas de visão pode configurar o ecrã de modo a aumentar o tamanho da fonte, dos ícones e dos elementos gráficos e, assim, ver mais facilmente as mensagens de correio eletrónico, o conteúdo das apps, dos sites ou das redes sociais. Isto, se o smartphone incluir estas opções nas definições, claro. Vejamos, passo a passo, como proceder a estas alterações em smartphones com o sistema operativo Android e iOS.  

Android: aumentar os caracteres e o ecrã

Uma vez que existem muitas versões do sistema operativo Android, o procedimento poderá variar ligeiramente de um modelo para outro. Para aumentar os caracteres do texto (fonte) e do ecrã, comece por abrir a app “Definições” (a roda dentada) e percorra o menu até encontrar “Acessibilidade”. Toque em “Melhoramentos de visibilidade” e, depois, em “Estilo e tamanho da fonte”. Abre-se o ecrã que se mostra na imagem.

Para aumentar o tamanho da fonte, na barra, prima o cursor e arraste-o para a direita. Por cima da barra, é possível pré-visualizar o resultado. Pode ainda ativar a opção “Fonte a negrito”, para melhorar ainda mais a legibilidade.

Estas configurações irão refletir-se em todas as aplicações nativas do Google (por exemplo, Gmail, PlayStore, etc.), nas páginas de internet que visitar e, também, nas apps de terceiros que aceitem o aumento dos caracteres, como o Facebook e o WhatsApp, para citar só algumas das mais populares. 

Ainda em “Acessibilidade”, no menu “Melhoramentos de visibilidade”, pode também escolher “Zoom do ecrã” para aumentar o tamanho dos elementos que aparecem no ecrã. 

Toque na barra "Zoom do ecrã" e arraste o cursor para a direita. Ao contrário da configuração da fonte, este aumento aplica-se a tudo o que aparece no ecrã: não só aos textos das apps e dos sites, mas também aos elementos gráficos, como os ícones das apps, a hora e o mostrador do nível de bateria.

iPhone: texto e ecrã ampliado

Nos equipamentos da Apple, os procedimentos são semelhantes. Em “Definições”, toque em “Ecrã e Brilho” e selecione “Tamanho do texto”.

Deslize o cursor que aparece em baixo para a direita. Tal permite aumentar o tamanho da fonte, incluindo as das apps nativas da Apple e, por exemplo, do Whatsapp e do Facebook. 

No menu “Ecrã e Brilho”, existe ainda a opção “Negrito”, para colocar todos os caracteres em bold e, assim, melhorar a legibilidade. Ative esta função e clique em “Continuar”.

Ainda no menu “Ecrã e Brilho”, selecione “Nível de ampliação” e, de seguida, toque em “Ampliado”.

Poderá, depois, pré-visualizar o aspeto de vários ecrãs ampliados. Para selecionar, toque em “Definir”, no canto superior direito, e em “Usar ampliado”, na parte inferior do ecrã. Esta função (ao contrário da que altera o tamanho da fonte) aplica-se a todos os elementos gráficos do ecrã, e não só ao texto. Permite usufruir destas alterações em apps que não oferecem a possibilidade de alterar o tamanho dos caracteres, por exemplo.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.