Sistema Android: proteja-se de falha de segurança grave

Com uma simples MMS, um hacker consegue aceder a toda a informação de um smartphone Android. O dono nem precisa de abrir a mensagem para ser pirateado.
Onde está a falha? No sistema de reprodução de ficheiros multimédia, mais concretamente no processo stagefright, ou seja, no momento em que o Android prepara o vídeo antes de o disponibilizar na biblioteca multimédia. Até agora, não se conhecem casos de pessoas que tenham sido efetivamente afetadas, mas sabe-se que o risco é grande. Foi uma consultora da Google – empresa que detém o Android – que descobriu esta brecha.
Perante este cenário, os donos de smartphones Android devem preocupar-se? Quase todos os aparelhos Android estão vulneráveis a esta falha, mas há uma aplicação que faz o diagnóstico e informa se existem atualizações com correção desta falha para o seu smartphone. Chama-se Stagefright Detector. Descarregue-a na loja de aplicações.


Já existem ou estão para muito breve as atualizações para os modelos de smartphone topo de gama ou recentes. Apesar disso, poderá não conseguir ter acesso às mesmas, já que estas atualizações não são distribuídas diretamente a cada utilizador individual. Cabe às operadoras de telemóvel fazê-lo. Por isso, quem tem um Nexus – também da Google – acede quase imediatamente à atualização, enquanto os donos de smartphones Samsung Galaxy, Sony Xperia HTC One ou LG têm de esperar pela sua operadora.
Os aparelhos mais antigos e sobretudo os de gama baixa poderão ficar sem qualquer atualização de segurança.