Dicas

Segurança online: vale a pena um gestor de palavras-passe?

Para as várias redes sociais, apps, contas de e-mail ou outros acessos online, cada utilizador pode ter várias palavras-passe, o que é difícil de decorar. Um gestor de palavras-passe e algumas regras básicas podem ajudar. Saiba como proteger as suas contas sem problemas.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Alda Mota
30 setembro 2021
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Alda Mota
Homem ao computador com telemóvel nas mãos a mostrar um cadeado azul e branco no ecrã do smartphone.

iStock

Uma boa palavra-passe, que proteja as suas contas de piratas informáticos, deve ser complexa. Exemplos como "123456" ou "password" são de evitar, assim como usar a mesma palavra-passe para as várias contas e acessos online. Também não adianta muito manter a password, mudando apenas um algarismo no final, ou reciclar uma palavra antiga.

Os riscos de ter uma palavra-passe fraca podem ser maiores do que parecem. Se, por exemplo, associar os seus cartões a determinadas contas – o que desaconselhamos por questões de segurança –, uma pessoa mal-intencionada pode, facilmente, fazer compras em seu nome.

As cinco vantagens de um gestor de palavras-passe

Muitos utilizadores ainda não têm o instinto de usar um gestor de palavras-passe. No entanto, é uma ferramenta com muitas vantagens.

  1. Só tem uma palavra-passe para decorar
    Esta é a primeira grande vantagem de um gestor de palavras-passe. Ao instalá-lo, só terá de memorizar uma chave mestra: a que lhe dará acesso ao cofre das passwords. Esta deve ser longa e complexa.
  2. Palavras-passe fortes e únicas criadas automaticamente
    Para cada uma das suas contas, o gestor de palavras-passe cria e guarda uma nova palavra-passe. Segundo o tipo de gestor usado, poderá definir o número de carateres e decidir se a palavra-passe deve ter maiúsculas e minúsculas, símbolos, sinais de pontuação e números. Estas palavras-passe são criadas para si e nem terá de decorá-las.
  3. Terá uma proteção contra sites inseguros
    Um bom gestor de palavras-passe compara as suas palavras com as que já foram usadas e pirateadas e irá informá-lo. O gestor também alerta para sites menos seguros. Com a ajuda do gestor de palavras-passe, evitará definir uma palavra fraca, obsoleta ou já usada.
  4. É um sistema anti-phishing
    Certos gestores também o protegem contra o phishing, uma vantagem significativa.
  5. Tem um "cofre" para ficheiros importantes
    Muitos gestores de palavras-passe podem também guardar os ficheiros importantes, encriptando-os e guardando-os num espaço seguro. Esta função pode ser prática para e-mails ou fotos importantes.

Dicas para usar uma palavra-passe forte

Utilize uma palavra-passe única, se possível, para cada conta. Especialmente importante quando tem informações sensíveis, como uma conta à qual o seu cartão bancário esteja associado ou que dá acesso ao seu homebanking. É muito importante definir uma palavra-passe forte para a sua conta de e-mail porque é através dela que se faz a recuperação de passwords. 

Invente uma "frase-passe". Deve ser o mais longa possível e conter maiúsculas e minúsculas, carateres especiais e números. Crie uma frase em vez de usar frases conhecidas que podem ser facilmente acedidas. Por exemplo a frase “Eu trabalho na DECO PROTESTE” pode ser transformada numa palavra-passe complexa, bastando para isso alterar algumas letras por números ou símbolos: "€uTrabAlh0n4DeCoProteste!".

Guarde as palavras-passe só para si. Não partilhe palavras-passe com outras pessoas, muito menos pela internet. Evite deixá-las acessíveis a terceiros, como na carteira ou junto ao computador.

Proteja as contas com autenticação por dois fatores. A verificação em duas etapas pode ser mais trabalhosa, mas é recomendada para as contas mais importantes, como a caixa de e-mail ou o homebanking.

Mude as palavras-passe com frequência. Um site ao qual acedia foi pirateado? Altere a palavra-passe. No site Have I Been Pwned? consegue inserir o seu endereço eletrónico e verificar se uma conta a ele ligada foi alvo de pirataria.

Use o gestor de palavras-passe. É quase impossível que consiga criar e lembrar-se de um grande número de palavras-passe fortes. Um gestor de passwords é uma boa solução para este problema. Desta forma, pode usar uma palavra-passe única e forte para cada conta sem ter de a decorar.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.