Dicas

As melhores aplicações para ouvir podcasts

Não são radionovelas, mas também se desenrolam em episódios e são transmitidos por áudio. Analisámos prós e contras de quatro apps onde encontra os nossos podcasts... e os outros.

27 dezembro 2021
podcasts

iStock

Muitos vaticinaram o fim da rádio. Mas a rádio não se perdeu: apenas se transformou, e os podcasts são uma das suas derivativas. À semelhança de uma radionovela, podem ser acompanhados por episódios, mas é o ouvinte quem decide quando, como e em que plataforma. Uma vez que não envolvem imagens, é possível segui-los enquanto executamos outras tarefas, como conduzir, fazer desporto ou cozinhar. Formatos como o vídeo, que sugam toda a atenção, são menos amigos do multitasking.

Qualquer tema se adapta e, sem surpresa, há podcasts de política, economia, desporto, ciência, humor... embora os últimos tendam a ser os mais populares. O acompanhamento não exige sintonizar uma frequência de rádio, mas nem por isso deixa de ter os seus quês. Analisamos três aplicações que agregam apps de podcasts, como se fossem um catálogo pronto a usar. E juntamos ao estudo a aplicação de streaming de áudio mais popular do planeta: o Spotify, que, além deste tipo de conteúdos, permite ouvir música.

Várias opções para ouvir podcasts

Existem vários caminhos para chegar a um podcast. Um deles consiste em aceder ao site do autor, escolher o pretendido na lista de títulos disponíveis, e selecionar o episódio a ouvir. Em princípio, não é possível descarregar os episódios para ouvir offline, mas apenas usufruir no momento, por transmissão áudio (streaming), logo, com a necessidade de ligação à net.

Um exemplo. Se, no seu browser, digitar www.deco.proteste.pt/podcast, acede aos nossos podcasts: POD Pensar, Hoje na DECO PROTESTE, Falar em Sustentabilidade e Férias Seguras Powered by DECO PROTESTE. No site, está visível o último episódio de cada um: para reproduzir, é só fazer play. Se pretender todos os episódios, clique no link para a plataforma Soundcloud.

Este caminho pode parecer o mais direto, mas não é bem assim. Se seguir podcasts de vários autores, de longe a situação mais normal, é preferível tomar a via das apps agregadoras, que reúnem todos os títulos numa única plataforma e permitem definir listas de reprodução.

Cada uma destas aplicações tem um separador “Explorar”, que permite encontrar os títulos a acompanhar. Subscreva-os carregando no botão correspondente. Depois, pode definir as opções de gestão, que dependem da app, mas que normalmente incluem, entre outras, a ativação de notificações de chegada de novos episódios e a respetiva descarga automática, para ouvir offline.

Como seguir um podcast no carro ou em casa

O smartphone é talvez a plataforma mais prática para ouvir um podcast. Mas não é a única. Para usufruir no carro, enquanto conduz, tem duas opções. Se o sistema de som do veículo for compatível com o Android Auto ou o Apple CarPlay, faça a ligação ao telefone: em regra, por cabo, mas, por vezes, também possível através de wireless. As apps no telefone que sejam compatíveis surgem no ecrã. Só tem de lançá-las e reproduzir o podcast. No caso de o sistema de som não incluir estas normas, terá de emparelhar o telemóvel com o carro. Depois, já pode iniciar o episódio do podcast. Idealmente, aparecerá uma lista no ecrã, para não ter de manusear o smartphone enquanto conduz.

É igualmente possível ouvir os episódios num televisor inteligente ou numa consola de jogos recente, que admitem a instalação de certas apps de podcasts. Neste caso, o som é debitado pelas colunas do televisor ou por uma barra de som.

Outra forma de ouvir em casa é transmitir o áudio do smartphone para uma coluna ou aparelhagem hi-fi com bluetooth. A aparelhagem não tem bluetooth? Não se apoquente. Pode comprar um recetor com este protocolo, ligá-lo a uma entrada de áudio do equipamento e emparelhá-lo com o telemóvel.

A nossa análise

Vejamos então os prós e os contras de três aplicações agregadoras de podcasts e de uma quarta, o Spotify, que, além destes conteúdos de áudio, dá a possibilidade de ouvir música.

Google Podcasts

Compatível com dispositivos móveis Android e Apple, admite o acesso via browser e a partilha por Cast (Android) e AirPlay (Apple). Permite escolher programas com facilidade, receber notificações e transferir novos episódios de forma automática, bloquear downloads se não houver uma rede wi-fi e criar e editar listas de reprodução. Durante o teste, a pesquisa por categorias (notícias, cultura, educação, etc.) não funcionou.

Apple Podcasts

Oferece boa navegação (por exemplo, é fácil descobrir programas) e bastantes opções para gerir podcasts. Porém, sendo uma app pré-instalada nos dispositivos com iOS, é mais confusa na utilização. Algumas funcionalidades são geridas na app e outras nas definições do telemóvel. Exige mais tempo de aprendizagem. Além disso, por ser específica para o universo da Apple, a compatibilidade é menor.

Pocket Casts

Compatível com dispositivos móveis Android e Apple, admite o acesso via browser e a partilha por Cast (Android) e AirPlay (Apple). Disponível em múltiplas plataformas, tem uso simples e várias opções de reprodução e gestão dos podcasts . Não permite bloquear o download quando não há uma rede wi-fi.

Spotify

Serviço de streaming de música mais usado no planeta, está presente em muitas plataformas, desde telemóveis a televisores inteligentes. Dá a possibilidade de ouvir podcasts sem instalar uma app em separado e o uso é simples. Mas, se não tiver interesse no serviço de música, as apps agregadoras acabam por ser mais práticas.

Como instalar o POD Pensar com o Google Podcasts

Nascido de uma necessidade de ler o mundo através das palavras, o POD Pensar é o nosso podcast de ideias para consumir. Debater as questões que inquietam os nossos tempos, a partir de vários pontos de observação, é o que propõe. Pela nossa antena, já passaram temas como a poupança, os descontos e promoções associados à black friday, a saúde mental e a mobilidade sustentável. Mais questões se avizinham, com a moderação de Aurélio Gomes. Siga o POD Pensar com o nosso passo a passo.

print screen 1

Comece por instalar o Google Podcasts, por exemplo, no telemóvel, e aceda ao separador “Explorar”. Digite “POD Pensar”, subscreva e veja as opções do programa. 

print screen 2

Para ouvir sem subscrever, em “Explorar”, escolha um episódio específico. 

print screen 3

No separador “Biblioteca”, acede à lista de programas subscritos e episódios transferidos, bem como à fila de reprodução. Esta permite preparar a ordem pela qual quer ouvir os podcasts, antes, por exemplo, de se fazer à estrada ou de começar certa tarefa no trabalho. 

print screen

No separador “Página principal”, depois de escolher um programa, ou em qualquer instante, no separador “Explorar”, pode aceder às opções de gestão. No canto superior direito, clique no símbolo com os três pontos e depois em “Definições”. Determine se todos ou apenas alguns episódios serão automaticamente transferidos. Também lhe é possível remover os conteúdos que já ouviu.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.