Dicas

Fotos 360º: como fazer e carregar nas redes sociais

Início

Alguns smartphones já incluem o modo 360º, para tirar fotos que abarcam toda a paisagem à nossa volta. Depois de carregadas nas redes sociais, é possível navegar sobre estas imagens em todos os sentidos. Se o seu telemóvel não tem a função, existem apps que fazem o serviço.

  • Dossiê técnico
  • António Alves
  • Texto
  • Inês Lourinho
18 julho 2018
  • Dossiê técnico
  • António Alves
  • Texto
  • Inês Lourinho
foto360

iStock

Se, no passado, as objetivas conhecidas como olho-de-peixe ofereciam a única possibilidade de compactar uma paisagem de 180º numa imagem plana e de aprisionar o máximo de realidade num único fotograma, este efeito ampliou-se, e tornou-se mais acessível e até interativo. Agora, já não são 180º, mas os 360º que nos envolvem. E, quando o Google Fotos, o Google Street View e sobretudo o Facebook passaram a permitir o carregamento de fotos 360º, a febre espalhou-se.

Com este modo de fotografia, é possível capturar todo o espaço à nossa volta e, no momento da visualização, navegar na imagem. Num computador, basta clicar e arrastar o rato sobre a foto. No smartphone, tanto pode usar o ecrã tátil como tirar partido do giroscópio.

O resultado é uma imagem com efeito de distorção, mas plasticamente interessante. Aconselha-se, porém, a não abusar da receita. Mais: nem todas as situações se adequam ao 360º. Por exemplo, e a menos que pretenda um resultado mais cómico, não será a melhor forma de fazer um retrato.

Mas não custa experimentar. Para perceber em que cenários este modo de fotografia pode resultar, nada como espreitar exemplos. E o Facebook até dá uma ajuda: no campo de pesquisa, introduza “fotos 360º” e veja que resultados obtém.

carregamento para a rede social processa-se como no caso de uma foto normal, embora o Facebook identifique a imagem como sendo 360º e lhe acrescente o modo de navegação. Depois, é só explorar e mover a realidade em todos os sentidos. Explore ainda estas e outras dicas para fotografar na nossa revista PROTESTE VIAGENS.

 

fotos 360

As fotos 360º podem ser exploradas em todos os sentidos.

 

Quer saber qual o melhor telemóvel para explorar funcionalidades como a foto 360º? O nosso teste inclui uma avaliação da qualidade dos aparelhos em fotografia. O acesso aos resultados completos é uma das vantagens exclusivas dos nossos subscritores.

Torne-se associado e descubra os serviços que temos para si

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.