Dicas

Como transferir os dados de um telemóvel para outro

Transferir os dados do smartphone antigo para o novo não requer muito esforço, mas os procedimentos diferem caso utilize Android ou Apple. Siga as dicas.

20 setembro 2022
 Como transferir os dados de um telemóvel para outro

iStock

Quem trocou ou pensa em trocar de telemóvel, não tem de dizer adeus a todos os dados armazenados no dispositivo antigo. São dezenas de fotografias, de vídeos, de mensagens, de contactos ou de aplicações que não podem ser deixados para trás e que devem ser transferidos para o novo smartphone.

A migração de dados entre telemóveis não está apenas nas mãos dos predestinados da tecnologia. O processo não é complicado, mas pode diferir caso utilize Android ou Apple.

Se ainda não substituiu o telemóvel antigo, consulte o nosso comparador e selecione o melhor para as suas necessidades.

VER RESULTADOS E PREÇOS DE TELEMÓVEIS

O que fazer antes de transferir os dados?

  • Faça uma cópia de segurança online do telemóvel antigo no serviço de cloud (iCloud para Apple e Google Drive para Android — existem outros serviços, mas estes oferecem maior compatibilidade entre dispositivos), antes de iniciar o novo telemóvel. Esta é também uma prática que deve adotar sempre, para o caso de perder ou de partir o telemóvel.
  • Mantenha o cartão SIM no telemóvel antigo até que a configuração esteja concluída, caso precise de obter um código por mensagem de texto ou de fazer autenticação de multifator.
  • As palavras-passe e os nomes das suas contas online ou das redes wi-fi devem ser transferidos automaticamente para o novo telemóvel. Mas, por cautela, anote esses dados para não correr o risco de os perder. Um gestor de palavras-passe pode ser uma mais-valia nestas situações.
  • Garanta que a internet por wi-fi está ligada em ambos os dispositivos.
  • Certifique-se de que ambos os dispositivos têm, pelo menos, metade da bateria para executar o processo. Se necessário, ligue os equipamentos à tomada.
  • Verifique se tem espaço suficiente no novo telemóvel para armazenar os dados que pretende transferir.

Como transferir os dados entre telemóveis?

Os quatro cenários principais da migração de dados são:

  • de Android para Android;
  • de Android para Apple;
  • de Apple para Apple;
  • de Apple para Android.

Android para Android

Este procedimento possibilita a migração dos dados do telemóvel antigo para o novo, entre dispositivos que integrem Android.

  1. Os telemóveis com sistema operativo Android têm uma etapa inicial no processo de configuração, que lhe permite configurar o telemóvel do zero ou transferir os dados do telemóvel antigo, seja com Android ou com Apple. Selecione a opção indicada.
  2. Consoante a marca, o novo telemóvel pode ter uma aplicação de transferência de dados pré-instalada, que permite conectar ambos os telemóveis. Por exemplo, a Huawei utiliza a aplicação “Phone Clone”, enquanto a Samsung oferece a aplicação “Smart Switch”. Há aplicações que também funcionam com dispositivos da Apple.
  3. Pode utilizar as aplicações disponibilizadas, mas também pode recorrer ao Google Drive e seguir os mesmos passos utilizados na transferência de Apple para Android. Contudo, com as aplicações pré-instaladas, é mais provável que consiga transferir também as suas mensagens de texto.
  4. Consoante o modo como o telemóvel funciona, as aplicações podem ser transferidas automaticamente. Se isso não acontecer, procure-as e faça a transferência na loja de aplicações.

Android para Apple

Este método permite transferir os seus dados do Google (por exemplo, contactos, fotografias, vídeos e eventos do calendário), de Android para iPhone.

  1. No dispositivo antigo, transfira a aplicação “Migrar para iOS” a partir da Google Play Store.
  2. Ligue o iPhone e inicie a configuração.
  3. Escolha “Configurar manualmente”.
  4. Siga as etapas e adicione os detalhes.
  5. Ao chegar à página “Aplicações e dados”, escolha “Migrar dados de Android”.
  6. No telemóvel antigo, abra a aplicação “Migrar para iOS” e permita que esta aceda a todos os seus ficheiros.
  7. O novo iPhone irá gerar um código para inserir no antigo telemóvel Android. Assim que o fizer, o dispositivo irá ligar-se a uma rede wi-fi criada temporariamente pelo iPhone.
  8. No Android, selecione os dados que deseja transferir e pressione “Continuar”.
  9. Após a migração dos dados, finalize a configuração no dispositivo Apple.
  10. Depois de criar e iniciar sessão com a sua conta “ID Apple”, o dispositivo irá transferir todas as aplicações gratuitas que tinha no Android. As aplicações pagas terão de ser compradas novamente.

Apple para Apple

A migração de dados entre equipamentos da Apple tem o processo mais simples e permite transferir todas as informações do aparelho antigo para o novo.

  1. Ligue o novo iPhone e siga as instruções no ecrã para iniciar. A primeira etapa do processo da configuração permite configurar o telemóvel do zero ou transferir os dados do telemóvel antigo. Escolha esta última opção.
  2. Quando solicitado, aproxime o iPhone antigo do novo e o processo de transferência será iniciado.
  3. Siga as instruções conforme aparecerem no ecrã para enviar as informações e configurações do telemóvel antigo.
  4. O processo pode ser moroso. Mantenha sempre os dispositivos próximos um do outro durante a migração. O telemóvel novo pode necessitar de executar uma atualização de software como parte da configuração.
  5. Todas as aplicações do telemóvel antigo serão descarregadas para o novo.

Apple para Android

Este processo permite a transferência dos contactos, das fotografias, dos vídeos e dos eventos do calendário. Contudo, não possibilita a migração das mensagens de texto ou dos dados de outras aplicações.

  1. Transfira a aplicação Google Drive para o iPhone.
  2. Inicie a sessão com a sua conta do Google que irá utilizar no novo Android.
  3. Aceda a “Definições” na aplicação e selecione “Cópia de segurança”.
  4. Escolha o que deseja e pressione o botão “Iniciar a cópia de segurança”. Pode demorar um pouco, dependendo da quantidade de fotografias e vídeos.
  5. Ligue o novo telemóvel e siga as instruções de configuração. Ao avançar, o dispositivo pode perguntar novamente se está a mudar de iPhone para Android. Se seguir este caminho, irá descarregar algumas das informações que tem no iCloud, o que pode ser uma alternativa, mas irá replicar o que já tem no backup do Google Drive.
  6. Depois de concluir a configuração, pode encontrar as suas fotografias na aplicação “Google Fotos”, os contactos na aplicação “Contactos” e os eventos do calendário na aplicação “Calendário”.
  7. As aplicações terão de ser descarregadas manualmente a partir da Google Play Store para o novo dispositivo. As aplicações pagas terão de ser compradas novamente.

Como apagar os dados do telemóvel antigo?

Agora que tem o seu novo smartphone pronto a ser utilizado, o que fazer ao equipamento antigo? Antes de o entregar a outra pessoa — especialmente se o vender a um desconhecido —, lembre-se de apagar todos os seus conteúdos para evitar que dados pessoais ou informações privadas fiquem comprometidos.

  • Apple: Definições > Geral > Transferir ou repor o iPhone > Apagar conteúdo e definições.
  • Android: Definições > Cópia de segurança e reposição > Reposição dos dados de fábrica > Repor dispositivo. Antes de o fazer, verifique se copiou para um local seguro os dados que deseja manter, pois este processo elimina-os de forma definitiva.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.