Dicas

Como manter o telemóvel e o tablet mais limpos

25 setembro 2017
limpar tablet e telemóvel

25 setembro 2017
Um telemóvel pode estar mais sujo do que uma tampa de sanita? Pode não estar longe da verdade. Saiba o que fazer para eliminar a sujidade do telemóvel e como limpar um tablet.

Os telemóveis podem ter até dez vezes mais bactérias e germes do que uma tampa de sanita, revela um estudo realizado pela Universidade do Arizona (Estados Unidos). Se pensar que usa o telemóvel em todo o lado, desde os transportes públicos às idas à casa de banho e ainda o põe em cima da mesa… depressa terá vontade de o limpar devidamente.

Pode parecer exagerado, mas lavar as mãos com frequência é a melhor maneira de garantir que os germes não acabam no seu telemóvel ou no seu tablet. O estudo acima mencionado indica que a maioria dos germes foi parar aos telemóveis porque as pessoas não lavavam as mãos depois da ida à casa de banho.

A limpeza regular do smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo de ecrã sensível ao toque é também essencial para a sua manutenção e longevidade.

Limpeza seca com pano microfibra

Desligue o dispositivo antes de começar a limpá-lo. Além de mais seguro, é muito mais fácil ver onde limpar quando o dispositivo está desligado.

Use um pano de microfibra. Ao contrário dos lenços de papel, os panos de microfibra limpam suavemente o ecrã dos dispositivos sem correr o risco de riscá-los. As microfibras atraem e removem óleos e poeiras, enquanto outros materiais simplesmente os espalham. Pode usar também os pequenos panos específicos para limpar óculos.

Limpe o ecrã em pequenos círculos e sem exercer muita pressão. Isso eliminará a maioria da sujidade.

Recorra a um palito fino para retirar a sujidade entranhada nas juntas entre o ecrã e a caixa do aparelho e as entradas do carregador e dos auriculares. Tenha cuidado para não perfurar qualquer altifalante ou entrada.

Lave o pano de microfibra, mergulhando-o em água morna e com sabão e esfregue suavemente. Enxague, esprema e deixe secar ao ar. 

Limpeza húmida

Este método ajuda a matar a maioria dos germes mas deve ser usado com moderação.

Use gel de álcool, aquele que muitas vezes temos para desinfetar as mãos. Em alternativa, faça uma mistura de 60% de água e 40% de álcool isopropílico. Pode usar vinagre em vez do álcool, mas terá de suportar o seu cheiro por uns tempo.

Para evitar excessos, coloque a mistura num pequeno frasco pulverizador e humedeça uma ponta de um pano microfibras. Pode, também, pôr um pouco de líquido num disco de limpeza em algodão e espremê-lo bem antes de aplicar no aparelho. 

Limpe o ecrã e use um cotonete humedecido nas extremidades, nos botões e nas teclas (se for caso disso). Tenha cuidado e não o use dentro das entradas do carregador e dos auriculares. Para estes orifícios utilize cuidadosamente um palito fino.

Proceda do mesmo modo com os auriculares. Se tiverem capas de silicone, remova-as e limpe-as com uma escova de dentes. Deixe secar completamente antes de os usar novamente.

Limpe tudo com a parte seca do pano de microfibra quando terminar e não se esqueça de o lavar para a próxima utilização.