Dicas

Como libertar alguns gigas de memória num iPhone ou iPad

09 maio 2016
É possível libertar a memória do seu dispositivo Apple através da iTunes Store, simulando a compra de um filme. Saiba como.

09 maio 2016

Quando a ocupação da memória de armazenamento de um iPhone ou iPad se aproxima do limite, as soluções para a libertar incluem apagar apps ou transferir ficheiros. Mas com a ajuda da iTunes Store testámos um truque que permitiu libertar até 3 GB.

O truque passa por simular a compra de um filme na iTunes Store. A quantidade de memória de armazenamento libertada pode chegar a alguns gigas, mas varia consoante as aplicações utilizadas, sendo particularmente eficaz naquelas que têm maior influência sobre a memória cache utilizada pelo dispositivo.
O primeiro passo é aceder à iTunes Store e escolher um filme “pesado”.

Explicamos o procedimento passo a passo:

  • Aceda ao iTunes e tente fazer o download de um filme. Escolha uma película que exija mais espaço do que o disponível no seu dispositivo; ou seja, filmes grandes, como Ben Hur e O Senhor dos Anéis.
  • Surgirá no ecrã o aviso de que não dispõe de espaço suficiente, acompanhado dos botões “OK” e “Definições”. Toque em Definições.
  • À primeira vista parecerá que nada aconteceu. Porém, no ecrã Definições, para o qual é direcionado, se selecionar a opção Uso de armazenamento e iCloud, descobrirá que a memória de armazenamento disponível no seu dispositivo aumentou várias centenas de megabytes.
  • Repita o procedimento mais duas ou três vezes e poderá libertar mais alguma memória.
O campo “Disponível” comprova o resultado: libertámos 297,2 MB.
Ao contrário dos smartphones mais comuns, dotados de sistema Android, os dispositivos Apple não permitem a limpeza de dados e cache através das Definições. Assim, este é um truque útil que permite obter o mesmo fim sem ter de apagar aplicações, vídeos ou imagens.

Imprimir Enviar por e-mail