Primeiras impressões

Xbox 360 aposta na miniaturização

27 fevereiro 2014 Arquivado

27 fevereiro 2014 Arquivado

Tamanho reduzido, menos ruído, mais ligações e comando por movimentos são os principais argumentos da Xbox 360 da Microsoft, à venda por cerca de € 199, na versão de 4 GB. A sua principal rival, a Sony PS3 Slim de 12 GB, disponível por cerca de € 175, apresenta algumas vantagens.

Lançada em 2010, esta consola rivalizava com a Wii, da Nintendo, ao introduzir o comando por movimentos com ligação Kinect, que permite controlar os jogos com o corpo. Trata-se de um sistema de reconhecimento de imagem através de câmara própria. Principal diferença entre o sistema Kinect da Xbox e as soluções da Nintendo e Sony (Move): na primeira não precisa de manipular um comando. Basta usar a câmara para captar os movimentos do corpo.

Se tiver uma velhinha Xbox 360, pode usar este periférico em qualquer modelo da Microsoft através de um cabo adaptador.

Diferenças saltam à vista
A Xbox 360 de 250 GB é bastante mais pequena (270×75×264 mm) do que a sua antecessora. Utiliza a mais avançada tecnologia de miniaturização, com o processador e placa gráfica agrupados num único chip. A caixa, em formato tipo “X”, está mais brilhante com o acabamento “glossy”.

O consumo máximo foi reduzido para metade, quando comparado com a primeira versão, de 2005: 90W contra 180W num jogo e apenas 70W na representação dos menus.

No corpo da consola, os comandos sensíveis ao toque substituem botões físicos. Quando activados, estes emitem um som de feedback.
 
Na parte traseira, aumentou o número de portas USB (de 1 para 3). Além da ficha multi A/V (vídeo analógico) e a HDMI, foi introduzida uma saída digital óptica para ligar amplificadores AV. Há ainda duas portas USB frontais.

Como inclui Wi-Fi de origem, já não obriga os utilizadores a comprar um adaptador externo para ligar a consola à rede doméstica sem fios.

Disco rígido bem selado
O disco rígido de 250 GB é do tipo SATA 2,5” convencional, comum em computadores portáteis. É o suficiente para a maioria dos utilizadores. Mas está selado num invólucro de plástico, que usa uma ficha própria e impede a troca por um disco standard. Para expandir a capacidade, resta-lhe comprar um da Microsoft.

Também não pode recorrer ao disco rígido da versão anterior, pois o formato das caixas onde os discos rígidos estão localizados é diferente.

Na rival Sony Playstation 3, o acesso ao disco é facilitado e o utilizador pode usar qualquer disco SATA 2,5”, pelo menos, até 640 GB.

Fim ao historial problemático
Desde 2005, a Xbox 360 ganhou reputação negativa devido à tendência para sobreaquecimento e consequentes avarias mesmo em locais com ventilação adequada. A causa exata nunca foi revelada.

As versões da Xbox 360 produzidas depois de 2008 sofrem em muito menor escala do sobreaquecimento. Na Xbox 360, os componentes internos mais pequenos e eficientes produzem menos calor, o que permite resolver o problema.

Vantagens da miniaturização

  • Quanto mais pequenos forem os chips, maior quantidade se pode integrar numa peça de silicone (conhecidas por “wafers”) e reduzir nos custos de produção.
  • Transístores de tamanho reduzido precisam de menos corrente eléctrica, o que diminui o consumo.
  • Menos consumo é sinónimo de menor aquecimento dos componentes, o que, por sua vez, reduz a necessidade de usar dissipadores e ventoinhas. O ruído também diminui.