Primeiras impressões

Windows 8.1 com primeira grande atualização

30 abril 2014 Arquivado

30 abril 2014 Arquivado

Após o lançamento do Windows 8.1 surgiu a primeira grande atualização, o Update 1, distribuída através da ferramenta de atualizações Windows Update.

Contrariamente ao que aconteceu com o Windows 8.1., lançado na loja de aplicações, o Update 1 está disponível no Windows Update. Procure em Painel de controlo > Sistema e Segurança > Windows update.

Apesar de ter reconhecido o falhanço na tentativa de migrar todos os utilizadores de PC para o novo interface, a Microsoft não abandonou a ideia de usar um único sistema de base para todo o tipo de aparelhos (computadores, tablets e smartphones).

A Microsoft já fez algumas concessões, ao lançar o Windows 8.1, mas ainda está muito centrada na controversa interface Metro, deixando de parte alguns elementos-chave que os utilizadores de PC reivindicam de volta, nomeadamente o menu inicial.

A atualização lançada – grátis para todos os utilizadores do Windows 8.1 e disponível desde o início de abril – tem novas funcionalidades que a afastam um pouco do interface Metro, pelo menos no ambiente de trabalho tradicional do PC.

Ecrã inicial: o novo botão “power”

No ecrã inicial do Metro, surge agora o ícone "Power" no canto superior direito, entre o perfil do utilizador e o novo botão de busca. Com acesso direto às opções de suspender, encerrar ou iniciar diretamente a partir do ecrã Metro, permite saltar uma etapa.

A versão para tablet não tem este novo ícone. Devido ao menor ecrã destes dispositivos, seria fácil carregar no ícone e desligar o aparelho por engano.

Botão de busca

O novo ícone que agora passa a aparecer no ecrã principal do interface Metro é o botão de busca (que também continua acessível pelos métodos antigos). O método mais prático continua a ser diretamente no teclado, sem necessidade de clicar em nenhuma opção.

Personalização dos mosaicos

Tanto no Windows 8 como no Windows 8.1, a personalização do ecrã inicial era feita através de uma barra com vários comandos que podiam ser acionados. A partir do Update 1, esta função é feita através de menus pop-up, idênticos aos existentes no ambiente de trabalho tradicional.

Ainda no que diz respeito ao ecrã inicial, foram feitas pequenas melhorias com o objetivo de tornar o interface mais funcional. Por exemplo, sempre que uma nova aplicação é instalada surge uma notificação pop-up no fundo do ecrã.

Atalhos para Apps

Passa a ser possível acrescentar um atalho de uma app do Metro no ambiente de trabalho ou na barra de ferramentas. Até aqui, o Windows 8 e 8.1 permitiam acrescentar atalhos para o software do Windows no interface Metro, mas o inverso era impossível.

Depois de instalar o Update 1, um atalho para a loja de aplicações é automaticamente acrescentado à barra de ferramentas.

No Windows 8.1 com o Update 1, se deslocar o cursor até à parte superior, vai aparecer uma barra título no topo do ecrã. Aí encontra também o botão “fechar programa” no canto superior direito, tal como na interface tradicional.

Windows 8 tenta captar utilizadores

Dois anos depois de lançado o Windows 8, a Microsoft continua a sua luta para forçar a migração para o novo sistema operativo. Mas o abrandamento na evolução tecnológica dos computadores tradicionais está a dificultar este desígnio. A verdade é que, para muitos utilizadores, as versões anteriores do Windows continuam a servir perfeitamente para as tarefas mais comuns.

A estratégia da gigante americana passa agora por recuperar soluções integradas nas interações anteriores, numa tentativa de piscar o olho aos utilizadores mais conservadores.


Imprimir Enviar por e-mail