Primeiras impressões

Nintendo 3DS XL: mais 3,5 centímetros de ação com poucas vantagens

14 fevereiro 2014 Arquivado
Nintendo 3DS XL

Arquivado

Este membro da família Nintendo DS praticamente só difere da irmã 3DS no ecrã e dimensões maiores. Pesado o preço e os inúmeros pontos fracos, há compras mais interessantes.

Mais horas para jogar, mas sem carregador

Devido ao seu formato e posicionamento dos comandos, a Nintendo 3DS XL não é muito confortável para segurar de forma firme enquanto se joga. As dimensões aumentaram, mas os comandos mantiveram o espaço e disposição da 3DS.
Tamanho XL da Nintendo 3DS foi uma oportunidade perdida de melhorar a ergonomia do aparelho na disposição dos comandos.
Tamanho XL da Nintendo 3DS foi uma oportunidade perdida de melhorar a ergonomia do aparelho na disposição dos comandos.

O desempenho gráfico também não evoluiu face à 3DS. O detalhe das imagens dos jogos testados não supera a Sony PSP ou o verificado em smartphones recentes, como alguns modelos android e o Apple iPhone 4.

A autonomia da bateria é mediana, mas melhor do que irmã mais pequena. Para uma consola de jogos portátil, a Nintendo 3DS era claramente dececionante, pois não passava das 4 a 5 horas. Na Nintendo 3DS XL, a autonomia subiu para 6 a 8 horas.

Contudo, esta versão da consola não traz de origem o carregador de bateria, nem pode ser carregada por USB (bastaria aceder a um computador). Se não tiver uma consola da Nintendo, terá de comprar o carregador em separado, que custa cerca de 15 euros. Uma estratégia inaceitável para reduzir o preço anunciado para a consola e atrair a atenção de mais consumidores.

É possível jogar em modo multiplayer, através de uma rede local ou da Net. A consola procura automaticamente redes wireless abertas e pode aceder a informação enquanto joga ou mesmo quando está em hibernação. Dispõe ainda de um browser, para navegar na Net.

Pode usar os jogos Nintendo 3DS e da DS (mas sem modo 3D) na nova Nintendo 3DS XL. Os cartuchos usados nos novos jogos (3DS e 3DS XL) só se distinguem por uma aresta lateral mais saliente, para evitar que os jogos sejam inseridos acidentalmente numa Nintendo DS. Os jogos da 3D XL têm associado um código de região, que impossibilita a compra online de jogos do mercado americano, por exemplo.