Primeiras impressões

Magalhães Mg5t: tablet à altura das crianças

23 dezembro 2013 Arquivado

Arquivado

À venda por € 199, o Mg5t tem um desempenho modesto, mas suficiente, e uma boa autonomia, durante mais de oito horas. Sem controlo parental, pode contornar a falha com uma aplicação específica.

Prolongamento da sala de aula

O Magalhães Mg5t vem equipado com uma caneta capacitiva que encaixa numa ranhura ao lado do ecrã e está presa por um fio, para reduzir o risco de se perder. A caneta permite escrever e desenhar, além de selecionar itens no ecrã de forma mais precisa do que com o dedo.
A caneta do tablet Magalhães é útil para selecionar os itens no ecrã de forma mais precisa.
A caneta do tablet Magalhães é útil para selecionar os itens no ecrã de forma mais precisa.
Este tablet inclui mais dois acessórios curiosos que funcionam com o software educativo: uma micro lente de aumento, que se encaixa na câmara traseira e funciona como microscópio, e uma sonda térmica, para ligar na entrada dos auriculares e que permite ler a temperatura de objetos ou do ar.
O Magalhães Mg5t inclui uma micro lente de aumento que funciona como microscópio.
O Magalhães Mg5t inclui uma micro lente de aumento que funciona como microscópio.
A sonda térmica liga-se na entrada dos auriculares e regista a temperatura.
A sonda térmica liga-se na entrada dos auriculares e regista a temperatura.

O Mg5t está equipado com o Software Educativo Intel, que inclui ferramentas para a aprendizagem interativa. A “Lab Camera”, por exemplo, é uma aplicação de “câmara de laboratório”, que inclui funcionalidade de deteção de movimento, time-lapse, microscópio e radar, entre outros. Já a “Sparkvue” é uma aplicação de análise de dados obtidos pelos sensores do tablet, utilizada para o estudo das ciências e da matemática.

Contudo, o Mg5t não traz nenhuma aplicação de controlo parental, o que é essencial para o público-alvo deste aparelho. Existem aplicações na Play Store que permitem filtrar e controlar o acesso das crianças à Net.

Com boa funcionalidade tátil, o ecrã tem uma qualidade visual apenas razoável. Quando o ecrã não está a ser visualizado numa posição próxima da perpendicular, a imagem torna-se pouco brilhante e com cores pouco vivas. No exterior, com luz solar intensa, a legibilidade do ecrã também é limitada.

A resolução da câmara principal é muito baixa (2 Megapixels), o que não permite obter boa qualidade fotográfica ou de vídeo. No entanto, na visualização de vídeos, o aparelho proporciona uma boa experiência. A autonomia a aceder à Internet é boa: consegue mais de 8 horas de visualização contínua de vídeos do YouTube.