Notícias

Windows 8.1: o regresso do botão Iniciar

04 junho 2014

04 junho 2014

A Microsoft dotou o seu sistema operativo Windows 8.1 do botão Iniciar e da possibilidade de o fazer no desktop.

Esta versão do Windows 8 marca o regresso do botão Iniciar e da utilização desta possibilidade no desktop. O objetivo da Microsoft é uniformizar a experiência dos utilizadores no PC e no tablet. Na versão anterior, a Microsoft foi atrevida ao acrescentar uma interface, o Metro, com mosaicos clicáveis e ao deixar cair o botão Iniciar. Mas a mudança foi um fracasso e recebeu muitas críticas.

Todos os computadores com o Windows 8 podem ser atualizados de modo gratuito para Windows 8.1.

Inovações à vista
Ao nível do funcionamento, continua a poder mudar entre a interface Metro, adaptada para computadores com ecrã tátil, e a interface tradicional mais amiga de quem não dispensa o rato.

As fotografias escolhidas pelo utilizador para o bloqueio do ecrã.
As fotografias escolhidas pelo utilizador para o bloqueio do ecrã.
A integração do Skydrive foi uma boa novidade do Windows 8.1, na altura do lançamento.
A integração do Skydrive foi uma boa novidade do Windows 8.1, na altura do lançamento.

Para compensar os consumidores, a Microsoft introduziu algumas funcionalidades interessantes. É o caso da imagem que aparece quando o ecrã está bloqueado. Pode substituí-la por uma foto (apresentação). Também pode dividir o ecrã em duas partes iguais ou executar vários programas em simultâneo ("snap views").

A integração do Skydrive permite ainda trabalhar mais facilmente na "nuvem" e partilhar os dados e ficheiros que desejar.

Estas correções e melhorias representam uma mais-valia clara na utilização do Windows 8. Falta apenas saber se serão suficientes para convencer os utilizadores insatisfeitos com o Windows anterior.