Notícias

Tablets: conheça as novas apostas da Apple e da Google

05 novembro 2014 Arquivado

05 novembro 2014 Arquivado

Ainda em teste, o Nexus 9 da Google anuncia um novo sistema operativo com avanços significativos. Já as novidades da Apple, o iPad Air 2 e o novo iPad Mini, não desiludiram no laboratório.

Google atualiza sistema operativo

O novo sistema operativo incluído nos novos aparelhos Nexus representa uma melhoria significativa em relação às versões anteriores. Do ponto de vista gráfico, a versão anterior começou a parecer antiquada, em comparação com o iOS, sobretudo nas transições entre páginas. Agora, essa operação é mais fluida e eficiente. As notificações também melhoraram, com a capacidade de esconder as mais sensíveis, e filtrá-las com base no horário: é possível não mostrar notificações pessoais durante o horário de trabalho e ocultar as profissionais durante a noite ou fins-de-semana.
O novo sistema operativo no novo Nexus 6, ainda indisponível no nosso país, representa uma melhoria significativa em relação às versões anteriores.
O novo sistema operativo no novo Nexus 6, ainda indisponível no nosso país, representa uma melhoria significativa em relação às versões anteriores.
Segurança mais forte

A encriptação dos dados está ativa por defeito nos novos equipamentos, um passo em frente para proteger a privacidade. Na dissuasão ao roubo, o Android 5 segue o exemplo do iOS que, a partir da versão 7, obriga a introduzir uma palavra-passe para restabelecer as configurações de fábrica, o que reduziu o roubo dos iPhone. 

Destacamos ainda a facilidade de utilização do mesmo aparelho por vários utilizadores, uma área em que o Android tem estado em vantagem face ao iOS. A Google introduziu o modo "Guest", que permite emprestar o seu telemóvel ou tablet a um amigo, com a garantia de que os dados se mantêm em segurança e inacessíveis. 

Um salto do ponto de vista técnico 
Há muitas mudanças: suporta processadores de 64 bits e ligação áudio USB que permite ligar dispositivos de áudio via porta micro-USB, como microfone, auriculares ou colunas de som. A função de máquina fotográfica também melhorou e suporta os formatos YUV e Bayer RAW, que possibilitam às aplicações aceder a cada pixel do sensor para tirar o máximo partido da imagem. Há ainda suporte para reprodução de vídeo de ultra definição, 4K. Finalmente, a ligação por Bluetooth e a gestão da bateria foram otimizadas.