Notícias

Sony PS4: anúncio sem presença da protagonista

05 março 2013

05 março 2013

Com lançamento previsto para este ano, a Sony PS4 foi apresentada ao público em Nova Iorque, a 20 de fevereiro. A consola não foi mostrada, mas o fabricante levantou um pouco o véu sobre as suas potencialidades.

Numa apresentação enigmática, onde a consola nunca foi mostrada, apenas se vislumbrou o novo comando, no que ao hardware diz respeito. O comando redesenhado e com uma área sensível ao toque passa a integrar um botão “share”. Este permite ao jogador navegar nos últimos minutos de jogo efetuados e partilhá-los via redes sociais (como Facebook).

A componente social será reforçada pela opção de streaming do jogo atual para amigos, permitindo a estes interagir com o jogador e transferir itens de jogos, por exemplo.

Os jogos da PlayStation 3 não serão aceites. Mas pode continuar a jogá-los por streaming, o que implica uma ligação de Internet ativa e de velocidade razoável. Na apresentação, foi referido que estariam disponíveis cerca de 3 mil títulos.

Os jogos da PS4 poderão ser jogados numa PSVita ligada na mesma rede Wi-Fi. Além disso, através de uma aplicação específica, será possível usar um telemóvel ou tablet Android ou iOS como segundo ecrã nos jogos (para ver o mapa do jogo, por exemplo). 

Na apresentação, a Sony anunciou que a programação dos jogos para a nova consola deverá estar mais próxima da dos PCs, para facilitar a vida dos criadores de jogos.

Nova concorrência
A adesão à primeira consola de 8.ª geração, a Nintendo Wii U, mostra bem que o interesse parece estar a dispersar-se entre outras soluções, como telemóveis e tablets. Estes satisfazem grande parte dos jogadores casuais, sem grandes exigências ao nível gráfico. As melhorias têm sido muito expressivas nestes últimos anos, como revelou a apresentação do novo processador NVidia Tegra 4.

Este é o cenário que se coloca à Sony, agora que apresenta a sucessora da popular PlayStation 3. Um terreno mais complicado de percorrer e cujo sucesso já não dependente apenas das especificações técnicas e desempenho gráfico, como há alguns anos. As atuais consolas já apresentam um desempenho muito elevado e capaz de agradar aos jogadores mais exigentes, como é o caso da Sony PlayStation 3 e Microsoft Xbox360.

Zoom no equipamento
Ainda não foram divulgados todos os detalhes da nova PlayStation 4. Destacamos algumas potencialidades, entre o que já foi tornado público.

Sony PS4
Características
Processador (CPU) 8 núcleos (AMD "Jaguar")
Processador gráfico (GPU) AMD Radeon (1,8 Tera flop/s)
Memória 8 GB (GDDR5)
Disco rígido Sim (capacidade desconhecida)
Drive ótica Blu-ray e DVD
Entradas USB USB 3.0
Ligação de rede Sim
Wi-Fi Com norma n
Bluetooth 2.1
Saída HDMI Sim
Saída analógica (AV) Sim
Saída de áudio digital Ótica
Preço Não anunciado

Imprimir Enviar por e-mail