Notícias

Samsung Galaxy Tab S5e com problemas de Wi-Fi

O novo tablet da Samsung vê o sinal de Wi-Fi diminuído quando segurado em modo panorâmico. A causa do problema é a posição da antena de 5GHz no dispositivo.

  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
16 maio 2019
  • Dossiê técnico
  • Pedro Mendes e Sofia Costa
  • Texto
  • Sofia Frazoa e Filipa Nunes
samsung galaxy

Samsung

Ainda estamos a realizar os testes completos, mas confirmam-se os rumores lançados nos blogues da especialidade. O desempenho do Wi-Fi no novo tablet da Samsung, o Galaxy Tab S5e, fica comprometido quando o aparelho é segurado em modo panorâmico. Aparentemente, o problema surge porque é fácil pôr um dedo em cima da antena de 5 GHz, bloqueando o sinal. 

Compare mais tablets no nosso teste

Esta falha penaliza o desempenho em serviços que exigem largura de banda elevada, como o YouTube, a Netflix ou jogos online. É um problema que dificilmente se resolve com uma atualização de software, num tablet cujo preço varia entre € 419 e 459,99 euros. O problema não se verifica ao segurar o tablet na posição retrato ou na vertical. 

Em 2010, o iPhone 4 teve um problema semelhante: o sinal também se perdia quando o utilizador segurava o telemóvel de certa forma. Na altura, a Apple ofereceu uma capa daquele modelo aos clientes. Os utilizadores do Galaxy tab S5E poderão corrigir o erro utilizando uma capa de borracha.

Velocidade no acesso à internet diminuída

Testámos o Samsung Galaxy tab S5E com um programa de medição de desempenho do sinal Wi-Fi. Verificámos que há uma perda significativa do sinal com a ligação 5G. A velocidade da ligação 5GHz caiu de cerca de 150 megabits por segundo para 40 a 50 megabits por segundo.

A ligação 5GHz é útil em ambientes com muitas redes Wi-Fi, como escritórios ou prédios residenciais, garantindo maior rapidez. A ligação 2.4GHz, mais lenta, parece não ser afetada, talvez porque a antena não está posicionada no mesmo sítio que a 5GHz.

No teste, assegurámo-nos de que cobríamos o segmento inferior esquerdo do tablet com a mão esquerda e o segmento superior direito com a mão direita. Quanto maior a distância ao router, maior a degradação do sinal e consequente degradação da velocidade de transferência, caindo para cerca de 15 megabits por segundo.

samsung galaxy
O sinal diminuiu quando tapámos as antenas 5G embutidas no aparelho.

Continuamos a acompanhar os resultados dos testes que a marca está a fazer em laboratório. Para atualizações sobre os nossos testes e preços, consulte o comparador de tablets.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.