Notícias

Partilha segura e cortesia online em debate sobre redes sociais

O YouTuber Nuno Moura, o comediante Guilherme Geirinhas, o gestor de redes da PSP João Moura e o embaixador de segurança online João Martins juntaram-se à nossa equipa e a uma plateia de centenas de jovens para falar sobre os riscos da internet, no evento NETtalks, no Porto.

  • Texto
  • Filipa Nunes
19 fevereiro 2019
  • Texto
  • Filipa Nunes
nettalk

José Pedro Tomaz

“A internet não é um mar de rosas! Com as redes sociais, a gente esquece um bocado o mundo em que vive”. O desabafo é precisamente de quem depende das redes para mostrar ao mundo os seus conteúdos. Falamos do YouTuber Nuno Moura, que conta com mais de 450 mil subscritores no seu canal. 

“Instalei uma app e descobri que passava 4 a 5 horas por dias nas redes! Dá para ser muito produtivo nesse tempo!”. Nuno Moura faz parte do painel de convidados de uma das 6 conferências NEtalks da iniciativa NET Viva e Segura a que assistimos no Porto, na Escola Secundária Rodrigues de Freitas. A equipa da DECOJovem pretende sensibilizar os jovens para a prevenção e segurança online e, além das conferências, promove mais iniciativas. E como manter uma plateia interessada? É por a falar do tema quem já ouvem no dia a dia, YouTubers e comediantes incluídos.  

 

Please fill the source and the alt text 
"A internet não é um mar de rosas", quem o diz é o YouTuber de sucesso, Nuno Moura.

Antes de Nuno Moura, já o comediante Guilherme Geirinhas, habituado a casas cheias de espectáculos de stand-up comedy, tinha aquecido os ânimos e desafiado o público a imaginar uma semana sem Instagram. A segurança das palavras-passe motivou até um jogo “eu já/eu nunca” com quatro voluntários em palco. À pergunta “Deu a palavra-passe do Instagram?”, 2 escolheram acenar com o cartaz “eu já”.


“O humor é a arma mais fácil para chamar a atenção”, defende Guilherme. E quem assiste às NETtalks rapidamente percebe que a fórmula destas conferências passa muito por isso: falar dos temas sérios com alguma descontração. “Tentamos falar sem tabus, descodificar questões que passam pela cabeça de todos”, explica Mariana Almeida da nossa delegação DECO Norte. Mariana é jurista e procura equilibrar o debate com o contexto legal, mais “chato” para o público, mas essencial.

 

Please fill the source and the alt text 
O comediante Guilherme Geirinhas desafiou o público a responder sobre privacidade na net.

 

Please fill the source and the alt text 

Mariana Almeida, jurista da DECO Norte, esclareceu os conceitos legais associados à segurança online.

 

“Os namorados de hoje são os ex de amanhã”

Após o “aquecimento”, com Guilherme Geirinhas, o debate é feito com mais quatro convidados e há espaço para perguntas colocadas pelos estudantes. O cyberbullying gerou mais questões entre os próprios intervenientes. 

Numa das cadeiras, o comissário da Polícia de Segurança Pública (PSP) João Moura, que gere as contas desta entidade nas redes sociais, sublinha o aumento dos casos de extorsão sexual e deixa o alerta: “os namorados e namoradas de hoje são os ex de amanhã. À mínima suspeita, envolvam os pais, os tutores ou encarregados, não façam tabu. E apresentem queixa, pois ajuda na investigação”. Mais tarde, no final da conferência, reforçará a ideia em entrevista: “é importante manter privado o que é privado e partir sempre do princípio que alguém pode estar de má-fé na internet”. 

 

Please fill the source and the alt text 
João Moura gere as redes sociais da PSP e sublinhou o aumento de casos de extorsão sexual.  

 

Mas nem todos estão dispostos a trocar o conforto da utilização dos serviços pela proteção da sua privacidade, destacou João Martins, embaixador europeu da juventude para a segurança na internet que colabora com a INSAFE, organização financiada pela Comissão Europeia que gere 31 centros de net segura em toda a Europa. João ainda pertence à faixa etária mais jovem, mas já participa em sessões de esclarecimento e sensibilização como esta desde os 12 anos. Experiência que o leva também a defender, com os restantes especialistas, a integração da “cidadania digital” nos currículos escolares, dos vários níveis de ensino. 
 
Please fill the source and the alt text 
João Martins, embaixador europeu da juventude para a segurança na internet, teme que o conforto da utilização suplante a proteção. 

A mostrar que ainda há um grande combate a travar contra o cyberbullying, Mariana Almeida, da DECO Norte, recorda uma sessão numa escola em que se questionou, num grupo, quem já tinha estado no papel de agressor. “Sete disseram que sim, como uma afirmação! Mas é crime, mesmo que seja difícil de identificar e que seja exigida muita prova”.

A discussão não deixou de fora temas como a segurança dos pagamentos online, as burlas em compras na net e no facebook e até o polémico artigo 13 e a proteção dos direitos de autor. No fim, o objetivo mais importante do evento resume-se nas palavras da PSP: “não queremos atuar depois de o crime acontecer; queremos é prevenir para que o crime não aconteça”.

 

Please fill the source and the alt text 
Painel de convidados respondeu a questões colocadas pelos estudantes.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.