Notícias

Novo Macbook: especificações impressionantes a preço de rei

18 março 2015 Arquivado

18 março 2015 Arquivado

O novo Macbook, o notebook da Apple, destaca-se pela leveza e resolução de ecrã, mas também pelo preço elevado: 1499 euros na versão base.

Só uma entrada

A piada correu a Internet: o novo Macbook só tem uma porta. É verdade. Chama-se USB tipo C e serve como saída de vídeo (DisplayPort, VGA e HDMI); transferência de dados (de dispositivos de armazenamento externos); ligação para todo o tipo de periféricos USB (impressoras, ratos, cameras, etc...) e até para carregar o próprio computador.

Diz a marca que esta opção permite obter uma espessura reduzida e que o importante é a conectividade sem fios (Bluetooth e Wi-Fi). Na prática, e como não é compatível com outros dispositivos, obriga a comprar um adaptador para poder ligar uma simples pen USB ou um monitor externo. Este acessório custa € 89. A ligação USB tipo C pode integrar um chip que impede acessórios não oficiais de funcionar. Algo que a marca já implementou no cabo lightning, utilizado nos iPhones a partir da 5ª geração. Assim, quem quiser produzir acessórios compatíveis têm que pagar uma comissão, o que se reflete no preço que o consumidor paga.

A única porta do Macbook (em cima) e o adaptador que permite ligar outros dispostivos (em baixo).
A única porta do Macbook (em cima) e o adaptador que permite ligar outros dispostivos (em baixo).
Um atributo inegável deste novo tipo de porta USB é o facto de ser reversível: pode ser ligada de virada para ambos os lados. Também garante velocidades de transferência significativamente mais rápidas, quando comparada com a versão anterior.