Notícias

Microsoft Xbox One: concorrente da PS4 aposta na integração com televisão

05 setembro 2014
Microsoft Xbox

05 setembro 2014

A Xbox One chega às lojas portuguesas quase um ano depois do seu lançamento nos Estados Unidos e nalguns países europeus e da estreia da rival Sony PS4, que arrebatou as vendas. A integração da consola com o serviço de televisão é uma opção interessante.

Subscrição para jogar online é uma desvantagem

A Xbox e a PS4 obrigam a ativar e a pagar a subscrição dos serviços PS Plus e Xbox Live Gold. Estes serviços permitem jogar online e aceder gratuitamente a alguns jogos ou a descontos na sua compra. No primeiro, a subscrição de 90 dias custa € 14,99 e a de um ano custa 49,99 euros. Já a subscrição da Xbox Live Gold por 3 meses fica em € 20,99 e por um ano, 60 euros. O Xbox Live Gold permite descarregar dois jogos gratuitamente por mês (sem escolha de títulos), além dos descontos na compra de outros jogos. O caso da Sony PS Plus é semelhante, com acesso a alguns títulos gratuitos e descontos noutros. Só no caso da Sony PS3, os jogos online são possíveis para qualquer utilizador, sem obrigar a subscrição. 

A subscrição por utilizador pode incluir mais do que um dispositivo: uma PS4 e uma consola portátil PS Vita, no caso da Sony, ou uma Xbox One, 360, PC com Windows 8 e smartphone Windows Phone, no caso da Microsoft.

O serviço inclui também outras opções, como as “unified apps”: aplicações ou jogos que podem ser descarregados para outros equipamentos, mesmo que sejam comprados só para um dispositivo. Por exemplo, pode comprar uma app no seu Windows Phone e descarregá-la gratuitamente para a sua consola. 

Nos jogos online, é ainda possível o emparelhamento de jogadores de ranking similar e penalizações de ranking para jogadores que desistam de forma consistente a meio dos jogos (desde que mantenham uma ligação à Net ativa), entre outras possibilidades.

Ainda que a Sony PS3 permita jogar online gratuitamente, a experiência não é tão satisfatória como com a PS4 ou a Xbox One. Os problemas de latência, ou atrasos na resposta aos comandos de jogo, são muito mais reduzidos com a rede de servidores usada na PS Plus e Xbox Live Gold.

Contudo, impossibilitar os jogos online, mesmo com uma qualidade inferior, é uma grande desvantagem para os consumidores. Estes serviços deveriam ser opcionais.