Notícias

Microsoft Xbox One: concorrente da PS4 aposta na integração com televisão

05 setembro 2014
Microsoft Xbox

05 setembro 2014

A Xbox One chega às lojas portuguesas quase um ano depois do seu lançamento nos Estados Unidos e nalguns países europeus e da estreia da rival Sony PS4, que arrebatou as vendas. A integração da consola com o serviço de televisão é uma opção interessante.

Serviço de televisão na consola é aposta forte

A Xbox One propõe-se a integrar a consola com o serviço de televisão, com possibilidade de mudar canais e som pela consola (até com gestos ou voz através do novo sensor Kinect, que permite um reconhecimento bastante mais preciso dos utilizadores) ou aceder a sugestões de programas, aos mais populares entre a lista de amigos, entre outros. 

A integração do controlo vocal em Português não estava ainda concluída na altura do lançamento, mas está confirmada. Já quanto ao acesso ao guia de programas e agendamento de gravações, o fabricante já confirmou a compatibilidade com as caixas descodificadoras dos serviços Meo, Nos, Vodafone e algumas set-top boxes para acesso por satélite, além do acesso à televisão digital terrestre (TDT) através televisores com sintonizador TDT integrado.

Outra possibilidade muito interessante na Xbox é a receção de notificações (de jogos online, Skype, etc.) enquanto assiste à televisão. A mudança da televisão para a consola é rápida.

Já a Sony PS4 é, sobretudo, uma máquina de jogos, com um desempenho um pouco superior a Xbox One, ao nível do comando, mais ergonómico, dos menus de utilização mais simples, do menor tempo para carregar jogos e de uma subscrição para jogar online ligeiramente mais barata.