Notícias

Magalhães DUO: tablet e portátil adequado para crianças

24 setembro 2014
Magalhães DUO

24 setembro 2014

O substituto do famoso portátil Magalhães para crianças é um híbrido entre um computador portátil e um tablet. À venda a partir de € 355, é robusto e está equipado com ferramentas úteis para os alunos.

Face a outros aparelhos, o Magalhães DUO tem a vantagem de ser mais robusto e incluir alguns acessórios e software interessantes para crianças. É constituído por um tablet com 10,1 polegadas e um teclado (dock) que inclui uma dobradiça com um dispositivo mecânico para “ancorar” o tablet.
O teclado do Magalhães DUO inclui um dispositivo para ancorar o tablet.
O teclado do Magalhães DUO inclui um dispositivo para ancorar o tablet.
O Magalhães DUO partilha várias características com os seus antecessores, como o aspeto robusto, os cantos redondos e a cor azul característica da marca que o torna inconfundível e mais apelativo para crianças. Inclui um conjunto de ligações, como porta micro-USB v3.0, porta micro-HDMI, slot para cartão micro SD, jack áudio para ligação de auscultadores ou microfone externo. Uma tampa única protege as ligações de pó e derrame de líquidos.

O teclado traz ainda uma segunda porta USB na versão 2.0 e uma ranhura para cadeado Kensington. Possibilita ainda integrar uma segunda bateria, além da do tablet, e um disco rígido até 500 GB, que podem ser comprados à parte. 

O Magalhães DUO é constituído por um tablet com 10,1 polegadas e um teclado (dock), que o aproxima de um computador portátil.
O Magalhães DUO é constituído por um tablet com 10,1 polegadas e um teclado (dock), que o aproxima de um computador portátil.
Zoom no equipamento
  • Ecrã de 10,1” com uma resolução de 1366x768 pixels.
  • Processador Intel Celeron N2805 a 1.46 GHz.
  • RAM 2 GB (DDR 3).
  • Sistema operativo Windows 8.1.
  • 32 GB de memória.
  • Slot para cartão Micro SD até 32 GB.
  • Câmara traseira de 2 Megapixels e frontal de 1 Megapixels.
  • Portas micro USB 3.0 e micro HDMI 1.4 no Tablet, e USB 2.0 na Dock.
  • Acelerómetro e sensor de luminosidade.
  • Acessórios: caneta capacitiva, microlente e sonda térmica.
  • Preço: entre 355 e 395 euros.
Pontos fortes e fracos 
Software educativo
Sonda térmica e microlente
Robusto e com proteção para pó e líquidos
Autonomia limitada
Ecrã de qualidade mediana
Sem GPS

Muito para aprender e um desempenho razoável
A caneta do Magalhães DUO, arrumada numa ranhura lateral do teclado, permite escrever, desenhar e selecionar os itens no ecrã de forma mais precisa do que com o dedo. O equipamento inclui também dois dispositivos curiosos, presentes no tablet Magalhães Mg5t lançado anteriormente, que funcionam em conjunto com o software educativo: uma microlente de aumento e uma sonda térmica que se liga na entrada dos auriculares e permite ler temperatura de objetos ou do ar.

A microlente que se encaixa na câmara traseira funciona como microscópio.
A microlente que se encaixa na câmara traseira funciona como microscópio.
A sonda térmica liga-se na entrada dos auriculares e permite ler temperatura de objetos ou do ar.
A sonda térmica liga-se na entrada dos auriculares e permite ler temperatura de objetos ou do ar.

Equipado com o Microsoft Office na versão Home and Student 2013, muito útil para trabalhos escolares, traz também instalado o pacote de software educativo da Intel, que inclui ferramentas para a aprendizagem interativa: livros eletrónicos didáticos, uma aplicação para fazer e editar fotos e vídeos, para desenho, para análise de dados obtidos pela sonda térmica e para utilizar a câmara como microscópio, entre outras.

Contudo, o Magalhães DUO não integra uma aplicação de controlo parental, o que seria importante dado o público-alvo.

Em termos de desempenho, o Magalhães Duo não é brilhante, mas está ao nível dos híbridos mais baratos com processadores Atom. No entanto, permite correr a maioria dos programas em ambiente Windows.

O ecrã apresenta boa funcionalidade tátil, mas tem uma qualidade visual apenas razoável. Os ângulos de visão são reduzidos e, quando o tablet está em cima da mesa (na horizontal), é necessário que nos debrucemos sobre ele para a imagem não perder qualidade. No exterior, sob luz solar intensa, a legibilidade é limitada.

A resolução da câmara principal é baixa, com 2 Megapixels, o que não permite obter boa qualidade fotográfica ou de vídeo. Contudo, a visualização de vídeos é uma boa experiência.

A resolução da câmara do Magalhães DUO é baixa, com 2 Megapixels.
A resolução da câmara do Magalhães DUO é baixa, com 2 Megapixels.
A autonomia do aparelho é limitada, pois o processador não é o mais eficiente em termos energéticos. No acesso à Internet através da rede Wi-Fi, obtém cerca de 4 horas e meia de visualização contínua de vídeos do YouTube. A autonomia em stand-by é inferior a 12 horas.

Imprimir Enviar por e-mail