Notícias

Ligamos famílias com a oferta de 50 tablets de norte a sul do País

Ajudámos quem mais precisa. Em plena covid-19, entregámos 50 tablets a 34 estruturas de apoio a idosos de norte a sul do País. Valença, Peso da Régua, Alijó, Amarante, Seia, Arronches e Olhão são algumas localidades que visitámos para esta operação inédita.

  • Texto
  • Nuno César
24 agosto 2020
  • Texto
  • Nuno César
Senhor sénior sentado num sofá, com um tablet nas mãos

iStock

A equipa da DECO PROTESTE voltou à estrada para ajudar quem mais precisa durante a maior crise de sempre que o mundo alguma vez conheceu. Entregámos 50 tablets (Samsung Tab A de 10,1 polegadas, com o título de Escolha Acertada, no teste comparativo) a instituições de apoio a idosos com uma missão nobre, crítica e crucial: ligar as famílias aos seus pais e avós durante meses impedidos de qualquer contacto físico no pico da covid-19.

Na linha da frente

Desta vez, doámos meia centena de tablets, num valor superior a 10 mil euros. Mas não foi a primeira doação. Desde 2015 que a DECO PROTESTE apoia causas sociais. Em cinco anos, já apoiámos mais de 60 entidades públicas e privadas, de norte a sul do País, com produtos que provêm dos estudos e testes, desde bens perecíveis a equipamentos. Apoiámos o IPO de Lisboa e do Porto com aparelhagens e leitores de DVD para os quartos e zonas comuns. Já ao Centro de Paralisia Cerebral de Beja, demos aparelhos de ar condicionado, que permitiram inaugurar uma sala de fisioterapia, graças ao conforto proporcionado pelos equipamentos. Oferecemos ainda gravadores de som à associação Coração Amarelo, que permitem aos voluntários gravar uma memória ou história para os idosos ouvirem, quando eles não estão presentes. Como é habitual, antes de cada doação, é feita uma análise das instituições cujos projetos podem beneficiar desses artigos.

Ana Guerreiro 
Ana Guerreiro, que tem a cargo a responsabilidade social da DECO PROTESTE, com os 50 tablets que entregámos a instituições de apoio a idosos.

Covid-19 dispara pedidos de ajuda

A covid-19 disparou os pedidos que recebemos para doação de equipamentos informáticos. Não hesitámos em responder ao apelo de diferentes formas. Colaborámos diretamente com o projeto tech4COVID19. Este movimento foi criado por um grupo de fundadores da comunidade tecnológica portuguesa com o objetivo de criar soluções que ajudem a população a superar os desafios que a covid-19 provocou. Neste momento, já têm projetos em áreas tão diferentes como plataformas gratuitas de videochamadas com psicólogos, app para evitar filas em estabelecimentos comerciais, entrega de medicamentos em casa e apoio de cuidados para animais de estimação para profissionais de saúde.

A DECO PROTESTE também colaborou com o projeto Student Keep através da doação de 20 computadores. Como forma de combater o atual surto de covid-19, em Portugal, todas as escolas foram forçadas a suspender atividades de ensino em sala de aula, forçando professores e alunos a adaptar-se ao ensino à distância. Contudo, nem todos os alunos têm acesso à internet ou a um computador para acompanhar as tarefas propostas pelos professores e o ensino à distância é a única maneira de conectar professores e alunos, até que as aulas presenciais sejam restabelecidas.

Contacto mais forte dos familiares com os utentes

Desde 2005, a DECO PROTESTE desenvolve inúmeros projetos de apoio às comunidades, que abrangem todas as faixas etárias. Confrontados com o momento que vivemos e com a necessidade urgente de ligar idosos às famílias, das quais foram obrigados a afastar-se, decidimos oferecer tablets a instituições de norte a sul do país. Para identificar as entidades a integrar este projeto, seguimos dois critérios: abrangência geográfica (centros sociais, casas do povo, todas as entidades de recebam idosos de diferentes freguesias do concelho) e diversificação de públicos e âmbitos de atuação (idosos em internamento e em regime de apoio domiciliário).

Todas as entidades envolvidas nesta ação cumprem a lei e trabalham com um propósito social. Cada distrito encontra-se representado por duas entidades. Para ter uma ideia aproximada de quantos beneficiários estamos a apoiar, consultámos o site Lares Online que revela o número de idosos associados à atividade do lar. Neste caso, estamos a apoiar mais de mil portugueses.

Após a entrega dos tablets aos lares escolhidos, o feedback foi muito positivo. Nas dezenas de chamadas realizadas, é um orgulho perceber que conseguimos fazer a diferença através da doação de um equipamento tão simples como um tablet.

Os profissionais destas instituições estão na linha da frente. Queixam-se da falta de organização do Governo, da Segurança Social e das autarquias com informação perdida e confusa, que os sobrecarrega de formalismos e burocracias que mudam a cada instante. Falta de pessoal especializado e falta de partilha de informação entre entidades do mesmo concelho são alguns sinais de alerta que nos inquietam. Sempre se sentiram isolados, mas agora, mais do que nunca, sentem que este isolamento pode ditar o fim dos seus projetos. Prometemos não baixar os braços e continuar a ligar cada vez mais as famílias portuguesas.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.