Notícias

Fnac devolve 2165 euros pagos por portátil

Quando um produto tem defeitos e está na garantia, o consumidor pode exigir a sua reparação ou substituição, bem como a redução ou devolução do montante pago.

  • Dossiê técnico
  • Nuno Carvalho
  • Texto
  • Myriam Gaspar e Nuno César
21 novembro 2019
  • Dossiê técnico
  • Nuno Carvalho
  • Texto
  • Myriam Gaspar e Nuno César
devolução de computador

Em outubro de 2017, Beatriz Correia, do Alto Estanqueiro (Montijo), comprou na Fnac um portátil Microsoft Surface Pro, por 2165 euros. Nos meses seguintes, o computador avariou várias vezes. Desligava sozinho, os programas bloqueavam e o aparelho aquecia demasiado. Apesar de ter sido reparado, os problemas persistiram, o que levou a associada a telefonar para a linha de apoio da Microsoft.

A marca aconselhou-a a pedir a devolução do dinheiro à Fnac. A 26 de novembro de 2018, Beatriz dirigiu-se à loja para manifestar descontentamento e preencher uma reclamação. Pretendia o reembolso. A loja alegou, porém, que precisava da aprovação da Microsoft. O portátil teria de ir para as instalações da marca e só depois o dinheiro seria devolvido.

A 10 de dezembro, a leitora voltou à Fnac para fazer o ponto da situação. À sua espera tinha, porém, um computador recondicionado. Insatisfeita, insistiu que pretendia reaver o valor que pagara. A loja respondeu, uma vez mais, que a responsabilidade não era sua, mas sim da Microsoft. Perante este impasse, Beatriz Correia pediu a nossa intervenção.

Quando um produto tem defeitos, o consumidor pode, dentro do prazo de garantia, exigir a sua reparação ou substituição, bem como a redução do preço ou resolução do contrato, sem quaisquer encargos adicionais.

Só depois de interpelarmos a Fnac, a marca transferiu 2165 euros para a conta de Beatriz Correia.

Se tiver um conflito de consumo, apresente a situação na nossa plataforma Reclamar. A queixa é direcionada automaticamente para a empresa. Mais de 70% das reclamações são resolvidas com sucesso. 

Reclamar

Se precisa de uma boa máquina, consulte o nosso comparador de computadores. Avaliamos a fiabilidade da marca, o desempenho do computador e a autonomia da bateria, entre outros critérios. Selecionamos os modelos mais representativos de cada marca nas lojas nacionais. O teste avalia o processador, o disco, a placa gráfica, a qualidade do ecrã e do som e a autonomia da bateria.

 

Este artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais se for indicada a fonte e contiver uma ligação para esta página. Ver Termos e Condições.